Fechar

Busca no site:

SBPT disponibiliza II Curso Integrado de Radiologia e Patologia Pulmonar 2023 no EAD

O II Curso Integrado de Radiologia e Patologia Pulmonar 2023 já está disponível na íntegra na plataforma de ensino a distância EAD SBPT.

O objetivo do curso é discutir as correlações clínicas, radiológicas e patológicas das doenças pulmonares para auxiliar os profissionais da saúde na precisão do diagnóstico e nas decisões sobre tratamento.

Na programação, há 14 aulas com palestrantes nacionais e internacionais.

Os alunos previamente inscritos têm acesso livre para ver ou rever o conteúdo, mediante login no EAD. Se este for o seu caso, clique aqui para assistir às aulas.

Para estes alunos, o certificado também já está disponível na Central de Certificados SBPT.

Neste momento, a SBPT também abriu novas inscrições, porém, sem direito à emissão de certificados. Aproveite para se atualizar!

21 de junho é Dia Nacional de Controle da Asma

Historicamente, se comemora em 21 de junho o Dia Nacional de Controle da Asma. Além do início do inverno no Brasil, esta data também marca a importância de se prevenir contra as infecções respiratórias comuns nesta estação, como gripes, resfriados e pneumonia, que podem ser fatores de piora do controle da asma.

A asma é caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas. É uma doença complexa e heterogênea que se manifesta de forma diferente em cada caso. Mas, em geral, causa dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito, sensação de aperto no tórax e outros sintomas, prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.

Estima-se que a asma afete 23% dos adultos de 18 a 45 anos no Brasil. ¹

O primeiro passo para controlar a asma é reconhecer os fatores desencadeantes dos sintomas. As causas mais comuns são alergias, atividade física, mudanças climáticas, poluição, estresse emocional e infecções. A adesão e o uso coreto dos dispositivos inalatórios também são essenciais para o controle da doença.

Não raro, a doença é acompanhada de outras comorbidades que interferem no controle da asma, como rinite, refluxo, DPOC, tabagismo, obesidade, etc.

Atualmente, os pneumologistas dispõem de diversas ferramentas para diagnóstico e monitoramento da asma, incluindo questionários e testes de controle. Embora a espirometria não faça parte da avaliação de controle pelo protocolo da Iniciativa Global pela Asma (GINA), quando disponível, a avaliação funcional deve ser feita a cada 3-6 meses para estimar o risco futuro de exacerbações e de perda acelerada da função pulmonar. ²

Geralmente, o tratamento farmacológico para a asma consiste em corticoide inalatório isolado ou associado à broncodilatador. Além disso, a educação do paciente, o plano de ação por escrito, o treinamento do uso do dispositivo inalatório e a revisão da técnica inalatória a cada consulta são essenciais.

“Infelizmente, ainda temos 2 mil óbitos potencialmente evitáveis por asma no Brasil todos os anos. A percepção errada de que a asma merece tratamento apenas nas crises de falta de ar é um dos fatores que mais contribuem para as complicações da doença”, alerta a Dra. Lilian Ballini, coordenadora da Comissão Científica de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Segundo o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do Ministério da Saúde (DATASUS), 29.357 pessoas foram hospitalizadas por asma no Brasil entre janeiro e abril de 2023.

“Para prevenir e controlar a asma, é importante manter acompanhamento médico e uso regular das medicações indicadas. Além disso, adotar hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente, parar de fumar, aderir a uma dieta equilibrada e evitar exposições nocivas ajudam no controle da doença”, completa a especialista.

PneumoLive SBPT Dia Nacional de Controle da Asma

Na terça-feira (20/06), às 19h, os pneumologistas da Comissão Científica de Asma da SBPT estarão ao vivo no Instagram para comentar as últimas atualizações sobre a doença e tirar dúvidas sobre o assunto. Participe em @pneumosbpt.
Referências
¹ To T, Stanojevic S, Moores G, Gershon AS, Bateman ED, Cruz AA, et al. Global asthma prevalence in adults: findings from the cross-sectional world health survey. BMC Public Health. 2012;12:204. https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-204
² Pizzichini MMM, Carvalho-Pinto RM, Cançado JED, Rubin AS, Cerci Neto A, Cardoso AP, et al. 2020 Brazilian Thoracic Association recommendations for the management of asthma. J Bras Pneumol. 2020;46(1):e20190307

Associação Médica Brasileira promove reunião e encontro com parlamentares

A Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo, participou do Encontro com Parlamentares, Reunião de Discussão e Reunião do Conselho Deliberativo, promovidos pela Associação Médica Brasileira (AMB) nos dias 30 e 31/05, em Brasília (DF).

Aproximadamente 150 pessoas participaram dos encontros, incluindo membros da AMB, representantes de Federadas, Sociedades de Especialidades e parlamentares do Congresso Nacional.

Na ocasião, os médicos destacaram a importância da participação da AMB e de associações de especialidades na discussão de temas fundamentais para a boa prática da Saúde no Brasil.

Dra. Margareth Dalcolmo representou a SBPT e opinou sobre os projetos apresentados pela AMB.
Reunião com a AMB, sociedades médicas e parlamentares ajudou a consolidar as reivindicações e defesa da classe médica no Congresso Nacional.

Congressos SBPT 2023: prazo de envio de trabalhos prorrogado para 08/06

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e a Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia realizarão o XIII Congresso Brasileiro de Asma, X Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo e II Congresso Paranaense de Pneumologia e Tisiologia (Asma 2023) entre 2 e 5 de agosto, no Centro de Convenções Via Soft Experience, em Curitiba (PR).

O prazo de inscrição de trabalhos científicos foi prorrogado para 08/06/2023. O autor do resumo deverá estar inscrito nos Congressos para submeter seu trabalho.

O programa científico já está disponível. Veja aqui.

Sobre os Congressos

A asma, a DPOC e o tabagismo são doenças pulmonares muito prevalentes, o que motivou a organização desses eventos pela SBPT a cada dois anos.

“Nos últimos quatro anos, houve mudanças na condução da asma e da DPOC, com o surgimento de novos parâmetros e marcadores, novos medicamentos e protocolos. O congresso paranaense abordará temas gerais de Pneumologia, que também evoluíram e foram enriquecidos com inúmeras publicações”, informa a Dra. Valéria Maria Augusto, Diretora de Assuntos Científicos da SBPT.

No dia 2/8 (quarta-feira), haverá os cursos pré-congresso sobre Função Pulmonar; Infecções Respiratórias; Doença Pulmonar Avançada e Imagem. O inscrito tem direito a escolher um dos cursos, enquanto houver vagas.

Nos dias 3 e 4/8 (quinta e sexta-feira), a partir das 8h, o congressista poderá acompanhar mesas redondas, conferências nacionais e internacionais, conversas cruzadas e outras atividades.

Os Congressos serão divididos por salas:

– Auditório 3: tabagismo.

– Auditório 4: DPOC.

– Auditório 5: Pneumologia geral (Congresso Paranaense).

– Auditório 6: asma.

Em 5/8 (sábado), das 8h às 11h30, as sessões de “mensagens para casa” abordarão o que vale a pena memorizar sobre as aulas de asma; DPOC; tabagismo; interstício; infecção e doença pulmonar avançada.

Inscreva-se.

SBPT realiza Encontro Virtual Especial no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06)

No dia 5 de junho (segunda-feira), às 13h (BRT), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizará um Encontro Virtual gratuito, via zoom, sobre a carga de câncer de pulmão de causa ocupacional e do mesotelioma.

O debate será conduzido pelo pneumologista Dr. Eduardo Algranti, coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT, com a convidada internacional Dra. Sara De Matteis, médica ocupacional e ambiental do National Heart & Lung Institute (NHLI). Haverá tradução simultânea em inglês/português.

Encontro Virtual SBPT – World Environment Day: the burden of occupational lung cancer and mesothelioma

Data: 05/06/2023 (segunda-feira).
Horário: 13h.
Clique aqui para se inscrever (em breve).

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e o câncer de pulmão ocupacional

A campanha “World Environment Day” é proposta todos os anos pela United Nations Environment Programme (UNEP) desde 1973.

Em 2023, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia chama a atenção para os agentes cancerígenos no ambiente de trabalho como importante problema de saúde pública no Brasil.

O câncer de pulmão ocupacional é o mais frequente entre todos os tipos de cânceres ocupacionais, representando entre um quarto e um terço dos casos, seguido pelo câncer de pele e câncer em outros órgãos do sistema respiratório.

O projeto Global Burden of Disease estimou que, em 2019, os óbitos por câncer de pulmão atribuíveis à exposição ocupacional e à poluição atmosférica no Brasil foram de 13,3% e 9,8%, respectivamente. Comparativamente, o tabaco apresentou um risco atribuível de 61,4% dos óbitos por câncer de pulmão. Por sua vez, o mesotelioma teve uma fração atribuível à ocupação de 91,1%. ¹

É importante salientar que os compostos tóxicos presentes no cigarro podem interagir com os cancerígenos ocupacionais e aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de pulmão.

Os principais agentes classificados como cancerígenos humanos pela International Agency for Research of Cancer (IARC/OMS) frequentemente encontrados no ambiente de trabalho, na forma de gases, fumos, vapores e poeiras são: arsênio, asbesto, berílio, cádmio, cromo hexavalente, níquel, fumos de diesel, radônio e sílica cristalina. Dentre estes, destacam-se o asbesto, por ser um potente cancerígeno, e a sílica, pelo grande número de expostos.

“O asbesto é responsável por metade de todos os casos de câncer de pulmão ocupacional. Esse agente pode dar origem a mais de um tipo de câncer: mesotelioma maligno, câncer de pulmão, laringe e ovário”, informa o coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT, Dr. Eduardo Algranti.

“Até que se prove o contrário, todos os casos de mesotelioma pleural são devido à exposição ao asbesto. Trata-se de um tumor raro, agressivo, de alta letalidade e cuja incidência tem aumentado no estado de São Paulo”, alerta.

Ainda, um estudo ecológico brasileiro publicado recentemente na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health descreveu um excesso de mortes por câncer de pulmão, mesotelioma e câncer de ovário em indivíduos de 30 anos ou mais que residiam em um agregado de 29 municípios onde houve exploração e produção de asbesto e/ou indústrias de cimento-amianto. ²

“Além disso, um mesmo tipo de câncer pode ser causado por mais de um agente, como os cânceres sino-nasais causados por poeiras de madeira, poeiras de trabalho com couro e névoas ácidas”, complementa o especialista.

Segundo ele, é importante que os profissionais da saúde se atentem a uma anamnese ocupacional dirigida e que ampliem seus conhecimentos sobre o tema para identificar esses tipos de câncer.

Referências

¹ Global Burden of Disease, 2019.

² Saito CA, Bussacos MA, Salvi L, Mensi C, Consonni D, Fernandes FT, Campos F, Cavalcante F, Algranti E. Sex-Specific Mortality from Asbestos-Related Diseases, Lung and Ovarian Cancer in Municipalities with High Asbestos Consumption, Brazil, 2000-2017. Int J Environ Res Public Health. 2022 Mar 19;19(6):3656. doi: 10.3390/ijerph19063656. Erratum in: Int J Environ Res Public Health. 2022 May 31;19(11): PMID: 35329341; PMCID: PMC8949971.

CNAP e CNPED 2023: novas inscrições abertas para as aulas on-line

A SBPT disponibilizou as aulas e os certificados dos últimos cursos nacionais de atualização em Pneumologia e Pneumologia Pediátrica: XXII CNAP e IV CNPED.

Retire o seu certificado aqui.

Acesse as aulas no EAD SBPT.

Todos os inscritos têm acesso livre às aulas na plataforma EAD SBPT. Os inscritos no CNAP também têm acesso gratuito ao CNPED.

Caso não esteja inscrito e tenha interesse em acessar os cursos on-line, as inscrições permanecem abertas.

No entanto, na modalidade on-line, o participante não terá direito ao certificado. Inscreva-se aqui:

SBPT divulga gabarito da prova final do Curso de Técnico em Espirometria

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizou a etapa prática e exame final do Curso Teórico-Prático para Técnico em Espirometria (Turma 01/2023), neste último sábado (06/05/2023), no Centro de Treinamento SBPT, em Brasília (DF).

Acesse aqui o gabarito da prova.

O resultado final junto com as instruções para emissão do certificado foram enviados por e-mail, individualmente, para os candidatos.

Os alunos aprovados têm até 06/11/2023 para enviar os documentos comprobatórios de realização dos exames de espirometria e retirar o certificado de conclusão do curso junto à SBPT.

Interstício 2023: SBPT disponibiliza as aulas na plataforma EAD

O XVI Curso Nacional de Doenças Intersticiais Pulmonares e VII Jornada Paulista de DPIs (Interstício) foi realizado nos dias 17 e 18 de março de 2023, em São Paulo, com mais de 470 profissionais da saúde.

As aulas do curso já estão disponíveis na plataforma EAD SBPT.

O conteúdo é livre para todos os inscritos, incluindo palestrantes e pessoas que se inscreveram, mas não compareceram presencialmente.

É possível, ainda, fazer a inscrição agora e ter acesso a todas as aulas do curso, porém, sem direito ao certificado.

O programa inclui discussões sobre Fibrose Progressiva; Pneumonite por Hipersensibilidade; Fibrose Pulmonar Idiopática; Pneumoconioses; Doenças Pulmonares Ocupacionais Intersticiais; Doenças Intersticiais Familiares; Sarcoidose; Doenças Intersticiais associadas a doenças imunomedidas; Anormalidades Intersticiais Pulmonares – ILAs; Hipertensão pulmonar em DPI; DPI com progressão pós-COVID; diagnóstico diferencial, entre outros temas.

Clique aqui para acessar o Interstício 2023 no EAD SBPT.

Veja todos os Eventos SBPT.

SBPT realiza Cursos de Atualização em Pneumologia e Pneumologia Pediátrica da SBPT (CNAP e CNPED 2023) nesta semana

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizará o XXII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP) e o IV Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria (CNPED) em abril de 2023, no Rio de Janeiro (RJ).

O CNAP acontecerá de 20 a 22 de abril de 2023 e o CNPED, em 21 e 22 de abril de 2023, no Rio Othon Palace, Av. Atlântica, 3264 – 5º andar – Copacabana.

As vagas para o CNPED 2023 já foram preenchidas. Porém, é possível se inscrever no CNAP e ter acesso a todo conteúdo on-line do CNPED em 30 dias após os cursos.

Inscreva-se aqui.

Ainda, é possível se inscrever diretamente no balcão do evento, no Rio Othon Palace.

O objetivo principal dos Cursos de Atualização da SBPT é discutir dados recentes da literatura médica sobre Pneumologia e Pneumologia Pediátrica: consensos, pesquisas consolidadas e em andamento no último ano.

Os eventos serão presenciais com acesso livre às aulas on-line, posteriormente, para todos os inscritos.

“No programa do próximo CNAP, todos os temas são relevantes e foram cuidadosamente escolhidos. Como exemplos, temos as atualizações dos tratamentos da Fibrose Cística, com o uso dos moduladores do CTRF, e da Tuberculose Latente, com novos esquemas e durações. A evolução do conhecimento sobre as Doenças Intersticiais justifica a conferência Pneumonite Intersticial Fibrosante Induzida por Microaspiração”, pontua a Diretora de Assuntos Científicos da SBPT, Dra. Valéria Maria Augusto.

“Os riscos e o funcionamento do narguilé, que vem sendo utilizado com grande frequência em nosso país, e a DPOC Ocupacional e Ambiental também terão destaque. Como suporte para a nossa atividade de estudos e pesquisa, teremos uma exposição sobre a Qualidade da Evidência pelo Método GRADE. Está imperdível!”, complementa a Dra. Valéria.

O cursos abordarão temas importantes para a especialidade, de forma direta e prática, divididas por módulos: Tuberculose; Distúrbios Respiratórios do Sono; Fibrose Cística; Asma; Doenças Intersticiais; Tabagismo; DPOC; Circulação Pulmonar; Função Pulmonar; Radiologia; Doença Ambiental e Ocupacional; Doença Pulmonar Avançada e Doenças Raras; Doenças Pleurais; Oncologia; Ventilação Mecânica e Infecções Respiratórias.

Acesse o programa aqui.

SBPT participa de Seminário Internacional “Compromissos de Alto Nível para a Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”

A Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, integrou a mesa “Fortalecimento da atenção às pessoas com tuberculose drogarresistente (TBDR)”, no Seminário Internacional “Compromissos de Alto Nível para a Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com o Ministério da Saúde, nos dias 12 e 13/04/2023, em Brasília (DF).

Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobretudo na área de doenças infectocontagiosas, a pneumologista apresentou as perspectivas de novos tratamentos para a TB, com redução do tempo de tratamento, uma vez que foi investigadora principal do estudo SimplicTB, que será em breve publicado.

Dra. Margareth Dalcolmo. Fotos: Laudemiro Bezerra

Na mesa de discussão, estiveram presentes, ainda, representantes da Coordenação geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn e Maiko Tonini, e as coordenadoras dos programas de tuberculose das Secretarias de Saúde dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Maranhão, Ana Angélica Bulcão, Maíra Veloso e Leyna Lima, respectivamente.

Dra. Margareth Dalcolmo com a Dra. Tereza Kasaeva, Diretora geral do Programa de Tuberculose da OMS.

Fotos: Laudemiro Bezerra

Trocar cigarro por cigarro eletrônico ou cigarro de tabaco aquecido não é estratégia de saúde pública comprovada ou segura para parar de fumar, dizem SBPT e SPP

As Sociedades Brasileira e Portuguesa de Pneumologia e Tisiologia (SBPT e SPP) alertam com preocupação que a decisão do Ministro da Saúde da Inglaterra, Neil O’Brien, de distribuir kits gratuitos contendo cigarro eletrônico para um milhão de fumantes no país não é uma estratégia de saúde pública comprovada nem segura para diminuir a elevada carga de doença e morte prematura causada pelo tabagismo de cigarros combustíveis.

A campanha “swap to stop” (“trocar para parar”) foi anunciada por O’Brien em discurso no Policy Exchange, na terça-feira (11/04). De acordo com o Ministro de Saúde Inglês, “vaporizar” seria uma “ferramenta poderosa” para ajudar as pessoas a parar de fumar e, junto com iniciativas de prevenção à iniciação ao fumo, contribuiria para zerar as taxas de tabagismo na Inglaterra até 2030.

A posição das autoridades de saúde inglesas não segue as boas práticas da Medicina baseada em evidências científicas e da ética médica “primum non nocere”, ou seja, “primeiro não prejudicar”. Não segue também o princípio de precaução de saúde pública, já que existe farta documentação científica dos prejuízos à saúde causados por estes produtos.

Os cigarros eletrônicos não são nem dispositivos médicos nem medicamentos, são produtos de consumo banidos em mais de 40 países, entre eles, o Brasil, que fornecem nicotina inalada além de outras quase 2 mil substâncias. Já foram identificados compostos tóxicos, irritantes e até carcinogênicos, muitos deles, não especificados pelos fabricantes.

“Esses aparelhos também oferecem perigos específicos, como o vazamento de metais pesados no filamento aquecido, aumentando o risco de câncer, adoecimento por síndrome respiratória aguda e explosão do dispositivo, por exemplo. Portanto, não existe o uso ‘terapêutico’ alardeado pela indústria e pelo governo britânico”, ressalta o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT. “Como esses dispositivos fornecem nicotina, que causa grande dependência, e outros produtos tóxicos, os usuários acabam persistindo no uso continuado, podendo sofrer os efeitos negativos na saúde e adoecer”, complementa a Dra. Sofia Ravara, presidente da Comissão de Tabagismo da SPP.

Por outro lado, os tratamentos da dependência do tabaco são clinicamente eficazes, seguros e muito custo-efetivos em comparação com outras intervenções médicas.  A melhor maneira de parar de fumar é uma combinação de aconselhamento comportamental e farmacoterapia. A associação desses métodos é mais eficaz do que qualquer um deles isoladamente. Portanto, os profissionais de saúde devem incentivar todos os fumantes a fazer uma tentativa de cessação do tabagismo usando aconselhamento médico e medicação. Enquanto os sistemas de saúde devem apoiar os profissionais de saúde na disponibilização e integração desses tratamentos eficazes ao nível do sistema de saúde, com um custo financeiro acessível para os fumantes.

De maneira preocupante, a indústria do tabaco e dos cigarros eletrônicos tem usado um marketing contundente e difícil de controlar, por meio de influenciadores digitais nas redes sociais, para promover o tabaco aquecido e os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) como seguros e eficazes na cessação do tabagismo.

“Diversos estudos epidemiológicos em diferentes países, desde a América do Norte e do Sul até à Europa e Ásia, têm mostrado uma experimentação e consumo crescente desses produtos entre a população, sobretudo nos adolescentes e adultos jovens. Na Europa, os inquéritos do Eurobarômetro revelam uma tendência decrescente da cessação assistida pelos cuidados de saúde, enquanto parar de fumar sem assistência médica ou usando os cigarros eletrônicos tem crescido. Essas tendências são estarrecedoras e resultantes do marketing enganador da indústria”, pontua a Dra. Ravara.

“A ciência já comprovou que os cigarros eletrônicos não ajudam quem está tentando parar de fumar a fazê-lo. Na revisão sistemática e meta-análise ‘E-cigarettes and smoking cessation in real-world and clinical settings’, publicada por Kalkhoran e Glantz na revista científica The Lancet Respiratory Medicine, pessoas que tentaram parar de fumar cigarro convencional utilizando cigarros eletrônicos tiveram 28% menos chance de sucesso do que os que não utilizaram esses dispositivos”, comenta o pneumologista Dr. Paulo Corrêa.

Segundo o especialista, muitos estudos que supostamente comprovam que esses dispositivos ajudam a parar de fumar têm conflitos de interesse, além de problemas de metodologia e execução.

“Não existe cigarro bonzinho”, alerta o Dr. Paulo Corrêa. “Se você nunca tiver fumado cigarros, não inicie o uso de produtos de tabaco aquecido nem de DEFs. Se você está utilizando um ou mais desses produtos, saiba que o processo de parar de fumar é a melhor ação que você poderá fazer pela sua saúde. O tratamento com um profissional habilitado inclui avaliação e atuação em múltiplos fatores, como o estabelecimento do perfil comportamental do paciente, a presença ou não de doenças causados pelo tabagismo/nicotismo, e sua gravidade, o grau de dependência de nicotina, entre outros. O tratamento envolve um plano de ação definido junto com o paciente, caso a caso, com técnicas de relaxamento e de manejo de fissura e, quando indicado, acompanhamento psicológico e terapia medicamentosa, incluindo reposição de nicotina e/ou uso da bupropiona ou da citisina (disponível em Portugal), que atuam nas vias cerebrais da dependência”, explicam os pneumologistas.

SBPT participa do encontro Masterclass sobre asma no México

De 9 a 12 de março, a Diretora de Assuntos Científicos da SBPT, Dra. Valéria Maria Augusto, participou do encontro Masterclass sobre asma realizada pela Sociedad Mexicana de Neumología y Cirugía Torácica (SMNyCT), em Puerto Vallarta.

Além da SMNyCT e SBPT, estiveram presentes representantes da Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), American Thoracic Society (ATS), Asociación Argentina de Medicina Respiratoria (AAMR), Asociación Costarricense de Neumología y Cirugía de Tórax (ACNCT), Sociedad Chilena de Enfermedades Respiratorias (SER) e Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR).

O programa científico incluiu assuntos como cenário da asma na América Latina; asma e estresse emocional; asma e tabagismo; aderência ao tratamento; asma e Covid-19; entre outros temas.

“O evento foi uma oportunidade de congraçamento entre palestrantes e Diretores de Sociedades de dez países. Na ocasião, discutimos, especificamente, a questão da formação do jovem pneumologista”, informou a Dra. Valéria Augusto.

A Diretora de Assuntos Científicos da SBPT também relatou às Sociedades irmãs como funciona o SBPT Acolhe e a Comissão de Novas Lideranças da SBPT.

“Eles acharam nossas experiências muito interessantes. Saímos de lá com uma espécie de acordo de intenções para cooperarmos no sentido de favorecer o intercâmbio dos nossos jovens pneumologistas. O Brasil está inteiramente disponível. Estudaremos a possibilidade de conceder bolsas para que jovens latinoamericanos também possam participar do SBPT Acolhe, por exemplo”, relatou a Dra. Valéria.

Dra. Valéria Augusto, Diretora de Assuntos Científicos da SBPT, Dra. Laura Gochicoa (SMNyCT), Dra. Lorena Noriega (ALAT), Dra. Karen Czischke (ALAT) e Dr. Gregory Downey (ATS).