TRABALHOS
Regras de Submissão
1. Prazo
Os resumos dos trabalhos serão aceitos apenas via internet até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de maio de 2023 – 08 de junho de 2023.
2. Pré-requisito
O primeiro autor do trabalho deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Congresso antes da apresentação dos resumos aprovados e concordar integralmente com as normas presentes. Os resumos serão analisados apenas após concordância com os termos descritos nas Instruções de Submissão.
3. Tipos de trabalhos
Serão aceitos para apresentação trabalhos científicos de conteúdo original, séries de casos ou relatos de casos relevantes. Não serão aceitas revisões isoladas da literatura, revisões integrativas, revisões sistemáticas com metanálises, relatos de casos sem mérito educativo ou com documentação insuficiente.
4. Regras de confecção
4.1 – Serão aceitos resumos em português, inglês e espanhol;
4.2 – Os resumos poderão ter até sete autores, sendo um principal e seis coautores;
4.3 – Cada pesquisador poderá submeter o número de resumos que desejar. Entretanto, em se tratando de resumos nos quais ele for primeiro autor, a organização do Congresso reserva-se o direito de selecionar três trabalhos no máximo;
4.4 – O texto do resumo deve ser digitado no formulário eletrônico e conter, no máximo, 3.000 caracteres (o sistema conta espaços em branco);
4.5 – O Resumo Simples deve ser separado nas seguintes seções: “Introdução”, “Objetivos”, “Métodos”, “Resultados”, “Conclusão” e “Suporte Financeiro”. Em “Métodos” deverá estar explícita a informação sobre aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Trabalhos sem resultados claramente descritos não serão aceitos. Não serão aceitos resumos com colocações do tipo “os resultados serão apresentados na ocasião”;
4.6 – O Relato de Caso deve ser apresentado nas seguintes seções: “Introdução”, “Relato do Caso”, “Discussão” e “Suporte financeiro”. É recomendado, que o paciente assine um Termo de Consentimento, ou na impossibilidade disto, o autor possua aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde ocorreu o atendimento do paciente, ou ainda, carta do médico orientador demonstrando que foram tomados todos os cuidados para tornar o caso não identificável. O termo de consentimento deve ser submetido em uma opção de upload, constante no sistema;
4.7 – Os resumos deverão ser classificados pelos próprios autores em uma das seguintes áreas temáticas: Asma, Bronquiectasias, Câncer, Circulação Pulmonar, Cirurgia Torácica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doenças Intersticiais Pulmonares, Doenças Ambientais Ocupacionais, Distúrbios Respiratórios do Sono, Endoscopia Respiratória, Fibrose Cística, Fisioterapia Respiratória, Função Pulmonar, Imagem, Infecções Respiratórias/Micoses, Ventilação Mecânica, Pleura, Pneumopediatria, Tabagismo, Tosse, Tuberculose e Epidemiologia.
5. Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos submetidos serão avaliados por especialistas indicados pela Comissão Científica dos Congressos. As decisões divulgadas de aprovação ou recusa dos trabalhos serão consideradas definitivas e não estarão sujeitas a recursos ou pedidos de revisão. Eventuais dúvidas relativas à interpretação destas Instruções serão decididas pela Comissão Científica do Congresso e, igualmente, não estarão sujeitas a recursos ou revisões.
6. Divulgação no site SBPT
Os autores de séries de casos ou relatos de casos relevantes devem informar se concordam que o caso seja disponibilizado no site da SBPT.
7. Informações adicionais
Para cadastrar os resumos, o autor deverá informar e-mail e registrar senha de acesso à área restrita, na qual é possível enviar os trabalhos científicos com segurança, gerar a inscrição no Congresso e acompanhar o resultado da submissão dos trabalhos. As informações de cadastro são a base para a publicação dos trabalhos e, por isso, devem ser preenchidas com máxima atenção. Após a confirmação do preenchimento da ficha de cadastro, não será permitida a retificação ou exclusão de informações, incluindo os nomes e dados dos autores. O sistema de envio eletrônico dos trabalhos não permite anexar vídeos, imagens ou criar tabelas ou figuras. As informações relativas ao evento e as notificações de submissão dos trabalhos serão enviadas no e-mail informado no cadastro.
8. Conclusão do envio
A conclusão do envio eletrônico do resumo para análise significa que os autores automaticamente concordam com todas as normas especificadas acima.