Fechar

Busca no site:

Notícias

  • Últimos dias para contribuir com a consulta pública sobre o uso de antifibróticos no tratamento da Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante Progressiva (DPI-FP)

    A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais segue com a Consulta Pública nº 39/2024 aberta para manifestação da sociedade civil a respeito do Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica para Uso de Antifibróticos no Tratamento da Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante Progressiva (DPI-FP) que estabelece critérios para: diagnóstico da doença; inclusão e exclusão de pacientes; tratamentos preconizados; medicamentos e posologias; e mecanismos de controle clínico a serem seguidos pelo SUS-MG. Participe!

    Há 5 dias
  • SBPT participa de seminário para discutir a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19

    Nesta terça-feira (12/03), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Margareth Dalcolmo, participou de seminário promovido pelo Ministério da Saúde para discutir a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19. Com o lema “Todos têm direito à memória. Lembrar para aprender”, o evento reuniu representantes de diversas instituições, sociedade civil e políticos para debater as lições da pandemia e combater a desinformação. 

    Há 6 dias
  • MECOR: últimos dias para inscrições com valor promocional

    As inscrições para o MECOR 2024 (Métodos de Pesquisa Epidemiológica, Clínica e Operativa) seguem à todo vapor. Destinado a médicos e profissionais da saúde, o curso intensivo tem como objetivo aumentar a capacitação e liderança em pesquisa epidemiológica, clínica e operacional nas áreas de Pneumologia, Terapia Intensiva e Medicina do Sono. Este ano, o Brasil sediará o evento, que acontecerá de 19 a 24 de agosto, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

    Há 6 dias
  • Cristo Redentor é iluminado em campanha da SBPT contra os cigarros eletrônicos

    Neste domingo, 10 de março, o icônico monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebeu iluminação especial em tons de verde não apenas para cativar os olhos dos espectadores, mas para conscientizar a população quanto aos males associados ao uso de cigarros eletrônicos, destacando a importância de mantê-los proibidos no Brasil. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, reuniu mais de 50 representantes de sociedades médicas brasileiras, instituições públicas e da sociedade civil.

    Há 1 semana
  • Cristo Redentor ganha iluminação especial em campanha que alerta para os males dos cigarros eletrônicos

    Na noite deste domingo, 10 de março, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá, numa cerimônia a partir das 19h, uma iluminação especial em tons de verde não apenas para cativar os olhos dos espectadores, mas para lançar um alerta importante à sociedade. A ação é parte da campanha da SBPT, realizada em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que alerta para a necessidade de se manter os cigarros eletrônicos proibidos no Brasil.

    Há 1 semana
  • Dia Internacional da Mulher: investindo nas mulheres para acelerar o progresso

    Neste Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) celebra as conquistas das mulheres e destaca a importância da igualdade de gênero na construção de um futuro mais justo, saudável e sustentável.

    Há 2 semanas
  • SBPT participa do II Fórum sobre Tabagismo e Cigarro Eletrônico

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou, na terça-feira (27/02), o II Fórum sobre Tabagismo e Cigarro Eletrônico, na sede da instituição, em Brasília, com objetivo de fomentar o debate sobre os impactos do uso do cigarro eletrônico na saúde pública. O  evento congregou uma série de palestras e discussões que abordaram desde a trajetória histórica do tabaco e do cigarro eletrônico, ministrada pelo médico e ativista, Dr. Alexandre de Milagres, até a Lesão Pulmonar Induzida pelo Cigarro Eletrônico (Evali), apresentada pela Diretora Financeira da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Maria Enedina Scuarcialupi.

    Há 2 semanas
  • SBPT reitera posicionamento sobre os Dispositivos Eletrônicos para fumar (DEFs)

    Com o fim do período de recebimento das contribuições referentes à Consulta Pública nº 1.222/2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) segue em fase de avaliação e elaboração do relatório final que será apresentado pela Diretoria Colegiada para a definição de se manter ou modificar a regulamentação do uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) no Brasil, vigente desde 2009. Diante da forte pressão da indústria do tabaco e de uma gama de depoimentos pessoais sem qualquer embasamento científico, enviados à Anvisa e postados em redes sociais, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) reitera seu posicionamento a favor da manutenção da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 46/2009, que proíbe a comercialização, importação e propagandas de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar em território nacional.

    Há 3 semanas
  • Combate ao tabagismo no Brasil: estudo revela disparidades regionais e reforça a necessidade de ações adaptadas às realidades locais

    Estudo publicado na mais recente edição da revista científica Public Health revela que o tabagismo causou cerca de 480 mortes por dia, no Brasil, em 2019, entre a população com 35 anos ou mais, totalizando 174.483 óbitos. O número representa 14,5% da mortalidade total nesse grupo etário, evidenciando o impacto significativo do tabagismo na saúde pública do país. 

    Há 3 semanas
  • Consulta Pública sobre atualização do Protocolo da Fibrose Cística recebe contribuições até 28 de fevereiro

    Com a incorporação do medicamento Trikafta no SUS, em setembro do ano passado, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Fibrose Cística será atualizado. O novo texto, que está em consulta pública, receberá contribuições até o dia 28 de fevereiro.

    Há 4 semanas
  • Live reunirá especialistas para debater a importância do descarte consciente de embalagens, medicamentos e bombinhas

    Na quinta-feira (29/02), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo, a empresária Luiza Helena Trajano, a ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili e a infectologista e ex-secretária de enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde, Luana Araújo, realizarão live informativa e educativa sobre a importância de descartar os medicamentos de uso humano, vencidos e não utilizados, de forma responsável e segura. 

    Há 4 semanas
  • SBPT participa do lançamento do Programa Brasil Saudável – Unir para cuidar

    Nesta quarta-feira (07/02) o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participou do lançamento do Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar. A iniciativa, inédita no mundo, pretende eliminar, até 2030, doenças e infecções como problemas de saúde pública que acometem de forma mais intensa as populações em situação de maior vulnerabilidade social.

    Há 1 mês