Fechar

Busca no site:

Recomendações da SBPT para realização de testes de função pulmonar em época de COVID-19

Como já é do conhecimento de todos, estamos enfrentando mundialmente uma situação de pandemia de infecção do vírus COVID-19. É provável que a infecção pelo COVID-19 mude da fase atual de “contenção” para “fase de crise” nas próximas semanas.

No momento, de acordo com os órgãos regulatórios vinculados ao ministério de saúde, a ideia é da tomada de medidas mais precoces para que a possamos diminuir a transmissão do vírus e evitar sobrecarga aos sistemas de saúde com consequente falta de atendimento adequado à população.

Nesse contexto, a SBPT reuniu com sua diretoria, comissão de infecção e com departamento de função pulmonar e decidiu recomendar por suspensão da realização dos exames de função pulmonar em consultórios e/ou clínicas menores nos próximos 60 dias.

Todas as organizações empresariais maiores com laboratório de função pulmonar avançada (espirometria, difusão de monóxido de carbono, pletismografia e teste cardiopulmonar de exercício) que contam com comissão de infecção local, já estão montando seus próprios planos de contingência que deverão ser seguidos particularmente.

No entanto, a SBPT recomenda que durante os próximos 60 dias sejam realizados apenas exames de função pulmonar considerados de “urgência” * – avaliação pré-operatória de pacientes com câncer de pulmão ou outra alguma cirurgia, onde a função pulmonar é essencial.  Nos demais casos, os pacientes deverão ser desencorajados (por contato telefônico) à realização de exames de função pulmonar da rotina até mesmo nessas instituições, evitando assim comparecer aos laboratórios e ocasionar aglomeramento.

Na necessidade de realização de algum exame (de paciente não sintomático respiratório) o técnico deverá realizar o exame com máscara cirúrgica, lavar as mãos com água e sabão por 40 a 60 segundos antes e após realização do exame, limpando imediatamente após o atendimento todas as superfícies que tiveram contato com paciente com álcool a 70%.** (clique aqui para ler as recomendações preventivas gerais para COVID-19 – OMS)

Para as instituições maiores, recomendamos uma orientação específica modificada (Quadro 1) da British Thoracic Society (BTS)  sobre testes de função pulmonar em época de infecção pelo COVID-19, onde é realçado os seguintes pontos-chave de acordo com a fase de contenção e fase de crise da infecção no país: Quem você deve testar? Como você deve testá-los? O que os laboratórios devem fazer no caso de COVID-19 agendado?

Todas essas recomendações serão revistas posteriormente de acordo com o desenrolar da infecção do COVID-19 no Brasil.

Quadro1: Recomendações para realização de testes de função pulmonar de acordo com as fases da infecção COVID-19 no Brasil nos laboratórios de função pulmonar avançada

Pontos

chaves

Perguntas Fase de contenção

(próximas 3 semanas, devendo ser reavaliado posteriormente)

Fase de crise

(a definir após fase de contenção)

Quem você deve testar? – É um teste de rotina ou um teste de urgência*? – Diminuir o número de agendamentos e funcionários no laboratório.

 – Tentar adiar testes não urgentes

– Não realizar teste algum
– O paciente tem sintomas de COVID19?  – Entre em contato com os pacientes antes do dia do exame, por telefone, para confirmar os sintomas e o contato com o COVID19. Desencorajar a presença.

 

– Dispensar pacientes que atendam aos sintomas do COVID e aconselhar a auto quarentena de 14 dias

– Não realizar teste algum
Como você deve testá-los? – Que medidas de controle de infecção devem ser tomadas? – Atenção rigorosa para todas as medidas rotineiras de controle da infecção da função pulmonar (filtros bacterianos e bocais individuais e descartáveis, clip nasal individual – não usar o mesmo para cada paciente -orientando lavagem com água e sabão após uso, limpeza de todas as partes de contato com lenços de álcool 70% entre os pacientes, etc.) – Não realizar teste algum
Medidas extras de controle de infecção – Toda a equipe deve lavar as mãos adequadamente sempre que chegar ou sair do laboratório, e antes e depois de qualquer contato com o paciente.

 

 – Uso de máscara pelo técnico + medidas preventivas gerais recomendadas acima (OMS)** e/ou qualquer outro equipamento de proteção individual a ser implantado, se recomendado pela equipe de controle de infecção local

– Não realizar teste algum

Clique aqui para baixar as recomendações em PDF.

 

Leia também as recomendações oficiais da SBPT sobre a COVID-19.

Departamento de Função Pulmonar da SBPT.

Diretoria SBPT – biênio 2019-2020.