Fechar

Busca no site:

Posicionamento oficial da SBPT acerca da pandemia de coronavírus

Pandemia de coronavírus:

Aos profissionais da saúde atuantes na área respiratória:

Diante do número crescente de casos de Covid-19 no Brasil, a SBPT vem a público prestar esclarecimentos e orientar os seus sócios:

1. Todas as atividades científicas presenciais da SBPT estão suspensas pelo período de 90 dias, a partir desta data. Acompanhamos a situação continuamente e esta posição poderá vir a ser reavaliada futuramente. Isso inclui o XXI Curso Nacional de Atualização em Pneumologia, III Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria (CNAP e CNPED), PECs presenciais e demais cursos. A Diretoria da SBPT está aprimorando sua capacidade de manter a transmissão de conhecimentos e atualização via online nesse período crítico.

2. Recomendamos aos colegas a suspensão da realização de todos os procedimentos diagnósticos eletivos, tais como espirometrias e broncoscopias. Naturalmente que tais exames poderão ser realizados em situações nas quais o médico assistente achar realmente necessárias, tais como avaliações pré operatórias ou na suspeita de doenças muito graves, como neoplasias. Não deverão ser realizadas espirometrias em pacientes com suspeita de Covid-19, nem tampouco em seus contactantes.

3. Nos casos em que a realização de espirometrias for inadiável, reforçamos a necessidade do uso de filtros descartáveis e a rigorosa limpeza do equipamento com álcool gel ou álcool a 70% imediatamente após o seu uso. Os técnicos envolvidos na realização do exame deverão fazer uso de máscaras e luvas descartáveis, bem como estar paramentados com aventais e óculos protetores.

4. Pacientes com sintomas respiratórios de instalação aguda que porventura procurem os consultórios médicos deverão ter disponíveis máscaras cirúrgicas descartáveis para uso na sala de espera e durante a consulta.

5. Pacientes com doenças respiratórias crônicas tais como DPOC, fibrose pulmonar ou asma grave deverão permanecer, sempre que possível, em casa. A renovação de receitas de medicações de uso crônico deverá ser feita por familiares jovens e sadios.

Some-se a essas, outras recomendações de ordem geral:

6. Cancelar viagens internacionais, eventos, festas, cinema, teatro ou qualquer situação em que haja aglomeração de pessoas. Viajantes recém chegados do exterior devem permanecer pelo menos sete dias em casa, mesmo que não apresentem sintomas. Quem teve contato com caso confirmado, deve ficar em quarentena por 14 dias;

7. manter sempre a distância mínima de 1 m de outras pessoas;

8. evitar abraços, beijos e apertos de mão, lavar muito bem as mãos e cobrir o nariz e a boca com o braço quando for tossir ou espirrar;

9. orientar que os pacientes procurem serviços médicos caso apresentem falta de ar e febre. O auto isolamento, em certas condições, é mais útil que a busca de hospitais pela aglomeração de pacientes;

10. usar sempre máscaras que são úteis para profissionais da saúde (N95) e portadores em risco (máscaras cirúrgicas);

11. a SBPT apoia a iniciativa de suspensão de aulas nos cursos ligados à saúde, permitindo acesso apenas para estudantes dos dois últimos anos do curso médico, ou seja, aqueles em atividades de internato, ou no último ano de estágio obrigatório para os demais cursos da área. Igualmente, deverá ser proibido o acesso profissional a hospitais e unidades assistenciais de todo funcionário ou aluno sintomático respiratório ou que tenha tido contato com casos suspeitos por período mínimo de 14 dias.

Apesar da alta transmissibilidade do vírus, é importante lembrar que 80% dos casos são leves. Nosso dever é não sobrecarregar os serviços de saúde para podermos atender a parcela de 20% dos doentes que vão precisar de internação e os 5% que necessitarão de ventilação mecânica com intubação precoce. Desde o início desta pandemia, temos divulgado material sobre o COVID-19 em nosso site: sbpt.org.br/portal/coronavirus, sob orientação da Comissão de Infecções e supervisão da Diretoria de Comunicação . Em breve será divulgado material adicional com orientações sobre ventilação mecânica e outros temas relacionados.

Diretoria da SBPT

Biênio 2019-2020

Presidente – Dr. José Miguel Chatkin
Presidente Eleita (biênio 2021/2022) – Dra. Irma de Godoy
Secretário-geral – Dr. Benedito Francisco Cabral Junior
Diretor de Defesa Profissional – Dr. Flávio Mendonça Andrade da Silva
Diretor Financeiro – Dr. Luiz Paulo Pinheiro Loivos
Diretor de Assuntos Científicos – Dr. José Antônio Baddini Martinez
Diretor de Ensino e Exercício Profissional – Dr. Alberto Cukier
Diretora de Comunicação – Dra. Tatiana Galvão
Presidente do Congresso SBPT 2020 – Dr. Mário Terra Filho
Editor-Chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia – Dr. Bruno Guedes Baldi