Fechar

Busca no site:

Dia Nacional de Combate ao Fumo: SBPT defende avanços nas políticas de controle do tabagismo

Em 29/08 é comemorado Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em 2021, o Instituto do Câncer José de Alencar (INCA), Ministério da Saúde e Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS) propõem a reflexão “a melhor escolha é não fumar”.

Além de promover ações de educação e conscientização da comunidade, uma preocupação das sociedades médicas e instituições de saúde é sensibilizar os governos e lideranças a criar leis que impeçam o avanço da indústria do tabaco, buscando proteger crianças e adolescentes da iniciação ao fumo. Além disso políticas que promovam o abandono do tabagismo, bem como criar alternativas para os fumicultores também são necessárias.

Nesse sentido, estamos em busca do avanço no debate da inclusão de impostos seletivos para a indústria do tabaco na reforma tributária.

O tratado internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Convenção-Quadro Para Controle do Tabaco (CQCT), estabelece compromissos internacionais a serem cumpridos, como impedir a propaganda, publicidade e patrocínio da indústria do tabaco; implementar advertências sanitárias; proteger as pessoas do tabagismo passivo; oferecer tratamento gratuito para fumantes; combater o comércio ilegal; restringir a venda e aumentar os preços e impostos dos produtos derivados do tabaco.

Esta última é considerada a medida mais custo-efetiva de controle do tabagismo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Banco Mundial.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) vem transmitindo informações sobre cessação na prática e oferecendo subsídios ao profissional da saúde para ajudar o paciente fumante desde a atenção primária até o tratamento.

Acesse os materiais:

Dia Mundial Sem Tabaco: tabagismo tem tratamento.

Congresso Virtual de Asma, DPOC e Tabagismo, gratuito para sócio.

Com referências às culturas dos estados brasileiros (neste caso, Minas Gerais), a SBPT produziu peças de campanha de incentivo à busca por tratamento do tabagismo. Acompanhe a SBPT no Instagram: @pneumosbpt

Depois de vencer a adicção e os sintomas da abstinência, os benefícios de parar de fumar ficam evidentes: a pressão sanguínea volta ao normal; a concentração de oxigênio no corpo se regulariza; a função pulmonar, respiração e oxigenação do sangue melhoram e o indivíduo se sente mais disposto e ativo; o paladar se aprimora; há menos riscos de infecções, tosse e falta de ar; os níveis de colesterol, triglicérides e glicose se normalizam, entre muitos outros.

Parar de fumar também diminui o risco de desenvolver mais de 60 tipos de doenças, incluindo a COVID-19 grave.

No entanto, dados da pesquisa ConVid, conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelou que 22,5% das pessoas aumentaram em dez o número de cigarros diários e 5,1% aumentaram em 20 cigarros ou mais.

“Parar de fumar exige perseverança e paciência. Em média, são necessárias de cinco a sete tentativas para largar o cigarro definitivamente. Por isso, é importante valorizar cada investida na saúde e na qualidade de vida. Com a ajuda de especialistas, a chance de sucesso aumenta”, informa o dr. Paulo Corrêa, coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT.


Referências:

¹ CORREA, P.C.R.P. ; AGRA, A.A.N.;  Cessação de tabagismo durante a pandemia. Sessão interativa do II Congresso SBPT Virtual – Asma, DPOC e Tabagismo, 2021. Disponível em: https://sbptvirtual2021.icongressolive.itarget.com.br/

² Guan W, Hu Y, Liang W et al. Clinical characteristics of coronavirus disease 2019 in China. New Engl J Med 2020. DOI: 10.1056/NEJMoa2002032

³Ministério da Saúde. Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/convencao-quadro-para-controle-do-tabaco-texto-oficial.pdf. Acesso em 27 ago 2021.