Fechar

Busca no site:

Surgeon General publica relatório sobre cessação do tabagismo

Este relatório do Surgeon General, autoridade do Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos (U.S. Department of Health and Human Services, Public Health Service – EUA), é o 34º desde 1964 e o primeiro após 30 anos abordando a cessação do tabagismo.

Leia aqui o relatório – Smoking Cessation: A Report of the Surgeon General.

De acordo com a Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, o relatório tem um ponto em comum com a publicação sobre redução de danos do tabagismo elaborada por um comitê da European Respiratory Society (ERS): ambos os documentos destacam a falta de comprovação da eficácia dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), tanto para cessação, quanto para redução de danos do tabagismo.

“O apelo tecnológico dos DEFs, em parte devido ao carregamento da bateria em entradas USB e ao seu formato semelhante a pen drive, como no JUUL, aliados ao uso de centenas de arotamizantes e saborizantes, fez o seu consumo crescer assustadoramente nos últimos anos. Nos EUA e em alguns países Europeus o seu uso por jovens já é considerado uma epidemia”, destaca o coordenador da Comissão de Tabagismo, dr. Luiz Fernando Pereira. 

As conclusões do extenso documento, de 700 páginas, são as seguintes:

  • Parar de fumar beneficia pessoas de qualquer idade.
  • Parar de fumar reduz o risco de morte prematura e pode acrescentar mais de uma década à expectativa de vida do indivíduo.
  • O tabagismo tem um custo alto para os fumantes, os sistemas de saúde e a sociedade. Parar de fumar contribui para reduzir esse gasto financeiro.
  • Mais de três entre cinco adultos que já fumou alguma vez na vida pararam de fumar. Entretanto, menos de um terço deles utilizou a terapia de cessação de tabagismo aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) ou a terapia comportamental.
  • Há disparidades nos indicadores de cessação entre subgrupos da população norte-americana – incluindo as tentativas de parar de fumar, o recebimento de orientações de um profissional de saúde e o uso de terapias de cessação de tabagismo.
  • Parar de fumar reduz o risco de muitos problemas de saúde, tais como doenças cardiovasculares, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e numerosos tipos de câncer.
  • Os medicamentos usados para cessação do tabagismo, aprovados pelo FDA, e a terapia comportamental aumentam as chances de sucesso, especialmente quando empregados em conjunto.
  • O tratamento para o tabagismo quando é bem estruturado, abrangente e bem divulgado pelos seguros de saúde aumenta o uso do serviço, tem melhores resultados e melhor custo-benefício.
  • Cigarros eletrônicos representam um grande grupo de produtos que está em constante mudança, utilizados de variadas formas. Contudo, não é possível generalizar sua eficiência para cessação do tabagismo com base em ensaios clínicos envolvendo um produto específico. Atualmente, não há evidências de que os cigarros eletrônicos, em geral, contribuem para a cessação do tabagismo.
  • É possível aumentar a cessação do tabagismo aumentando o preço dos cigarros, adotando políticas antitabaco bem embasadas, implementando campanhas de conscientização em massa, utilizando imagens de impacto e mantendo uma política nacional de controle do tabagismo.

As evidências analisadas e resumidas neste relatório podem servir como catalisador dos esforços para reduzir ainda mais a carga econômica e de saúde do uso de produtos de tabaco.

Para mais informações, acesse o relatório completo aqui: www.cdc.gov/CessationSGR.