Fechar

Busca no site:

SBPT participa da 2ª Reunião Regional da World Medical Association sobre a Declaração de Helsinki

Nos dias 24 e 25/02/2023, a SBPT esteve presente na 2ª Reunião Regional da World Medical Association (WMA) a respeito da revisão da Declaração de Helsinki.

O encontro aconteceu na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo. A SBPT participou junto com a Associação Médica Brasileira (AMB), a WMA, representantes de Sociedades Médicas, professores, Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Food and Drugs Administration (FDA/EUA), reunindo cerca de 40 pessoas.

O representante da SBPT foi o Dr. Ricardo Amorim Corrêa, Presidente Eleito da Sociedade no biênio 2025/2026.

A Declaração de Helsinki denota os princípios éticos para a realização de pesquisa em seres humanos. O documento foi promulgado por 16 países signatários e adotado pela WMA em 1964.

Os objetivos das reuniões periódicas é atualizar o documento conforme mudam as técnicas de pesquisa, roteiros e desafios ao longo dos anos.

“O tema de revisão dessa reunião foi o uso de placebo em pesquisa em seres humanos. Foram discutidos os tópicos críticos, em quais situações é admitido ou não. É bom lembrar que o Brasil tem a sua Resolução nº 466/2012, que tem basicamente os mesmos princípios éticos da Declaração de Helsinki, porém, é mais restrita em relação ao placebo nestes casos”, informou o Dr. Ricardo Amorim Corrêa.

Da esq. para a dir.: a coordenadora da CONEP, Dra. Laís Souza Bonilha; o pneumologista da SBPT, Dr. Ricardo A. Correa; o médico do InCor-USP e consultor ad hoc da CONEP, Dr. Alfredo Mansur; o Diretor de Relações Internacionais da AMB, Dr. Carlos V. Serrano Jr.; e o Presidente da American Medical Association (AMA), Dr. Jack Resneck.

Ainda, foram discutidas as questões de vulnerabilidade social de países de baixa e média renda, que sofrem com o acesso a novos produtos e tecnologias de saúde.

“Foi uma reunião proveitosa. Agora, o Comitê Executivo tem a responsabilidade de elaborar o documento final de cada reunião regional e, ao final de mais dois encontros, a revisão final será fechada”, concluiu o pneumologista.