Fechar

Busca no site:

Ventilação mecânica protetora em pacientes com fator de risco para síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)

Artigo publicado pelo JBP avalia a relação entre ventilação mecânica  (VM) protetora e mortalidade em pacientes com fatores de risco para SDRA.

Em estudo de coorte prospectiva, os pesquisadores observaram que menores pressões de distensão na ventilação mecânica (VM) protetora foram associadas a menor mortalidade em pacientes sem SDRA, mas com fatores de risco para desenvolvê-la.

“Por ser um estudo observacional, não é possível inferir relação de causalidade entre a estratégia protetora e a menor mortalidade. Entretanto, chamamos atenção para essa associação, sugerindo a importância de monitorar e ajustar adequadamente a pressão distensão em pacientes com fatores de risco para desenvolvimento de SDRA”, ressaltou o Dr. Bruno do Valle Pinheiro, coordenador da Comissão Científica de Terapia Intensiva da SBPT e um dos autores do estudo.

Os cientistas avaliaram a VM com base na limitação do volume corrente e das pressões de platô e de distensão em 116 pacientes internados na UTI do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Constatamos também que pacientes com pneumonia, com pior complacência do sistema respiratório e menores níveis de oxigenação (menores PaO2/FIO2) de pH↑, têm maior risco de serem ventilados de forma não protetora”, alertou o pesquisador.

Saiba mais:

Bastos-Netto1a C, Reboredo1 MM, 2a, Vieira1a RS, Fonseca1 LMC, 2a, et al. Ventilação mecânica protetora em pacientes com fator de risco para SDRA: estudo de coorte prospectiva. J Bras Pneumol. 2021;47(1):e20200360