Fechar

Busca no site:

Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar: 5 de maio

A hipertensão pulmonar é uma doença progressiva, caracterizada pela elevação da pressão arterial pulmonar média acima de 20 mmHg.

A prevalência estimada é de cerca de 2 milhões de brasileiros, sendo que 100.000 têm hipertensão arterial pulmonar (HAP) e necessitam de tratamento específico. Apesar de ser potencialmente grave, os recentes avanços no tratamento diminuíram os índices de mortalidade de pacientes.

Histórico familiar, uso de drogas lícitas ou ilícitas e diagnóstico prévio de esquistossomose ou colagenoses são fatores de risco para a HAP. Mas a doença também pode ser idiopática, ou seja, de causa desconhecida.

Os principais sintomas são dispneia (falta de ar), principalmente aos esforços, fadiga, astenia, síncope, edema de membros inferiores e distensão abdominal. Sintomas em repouso, em geral, surgem apenas nos casos mais avançados da patologia.

Inicialmente, pode-se suspeitar de hipertensão pulmonar nos exames de radiografia do tórax, espirometria ou eletrocardiograma. Porém, o ecocardiograma transtorácico é o exame inicial de eleição para o rastreamento e detecção da doença. Sobre o diagnóstico e estratificação de risco da HAP, leia este artigo do nosso site.

O tratamento pode ser feito com medicamentos para as três vias conhecidas: endotelina, óxido nítrico e prostanoides.

As principais causas de descompensação da doença, com necessidade de internação, são a presença de infecções associadas, interrupções do tratamento e a embolia pulmonar.

Durante a pandemia da COVID-19, as discussões sobre Hipertensão Pulmonar vieram à tona por causa da descoberta do componente vascular da doença. A “tempestade inflamatória” causada pelo vírus foi associada ao aumento do risco pró-trombótico.

Sobre este assunto, confira o podcast da SBPT transmitido em 16/04/2021.

Para se atualizar sobre os últimos estudos da área, incluindo o manejo do ventrículo direito, HAP e COVID-19, é recomendado também assistir às aulas do Curso Nacional de Atualização da SBPT (CNAP).