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Estudo mede a popularidade do cigarro eletrônico no Instagram

De acordo com uma pesquisa publicada no Frontiers in Communication, a popularidade do cigarro eletrônico no Instagram cresceu nos Estados Unidos, apesar da campanha anti-vaporização lançada pelo Food and Drugs Administration (FDA) em 2018.

O artigo “#Vape: Measuring E-Cigarette Influence on Instagram With Deep Learning and Text Analysis” revela que, para cada post contra a vaporização, há 10.000 a favor. Atualmente, cerca de um terço dos adolescentes norte-americanos fumam e-cigs.

A pesquisa tem o objetivo de analisar a estratégia da FDA na campanha “The Real Cost” e, ao mesmo tempo, entender quais são as táticas de marketing adotadas pelas fabricantes dos vaporizadores.

“A saúde pública dos EUA chamou a vaporização de ‘epidemia’ e está investindo recursos para acabar com ela, por meio da campanha anti-vaping #TheRealCost. Mas esse desequilíbrio no volume de postagens sufocou a campanha da FDA diante do marketing pró-vaporização”, explica a cientista da Universidade da Califórnia, Julia Vassey.

Muitos adolescentes continuam acreditando que o cigarro eletrônico é mais saudável que o convencional, apesar de a vaporização estar associada a inflamações, redução das respostas autoimunes e problemas respiratórios.

Para entender melhor como o vaper é tratado nas redes sociais, Vassey e seus colaboradores do UC Berkeley Center for Integrative Research on Childhood Leukemia and the Environment (CIRCLE) coletaram 245.894 postagens do Instagram de antes e depois da campanha #TheRealCost. O grupo também entrevistou cinco influenciadores sobre vaporização e oito usuários de redes sociais do ensino médio.

“Nós focamos no Instagram porque os produtores de conteúdo influentes sobre vaporização entrevistados no estudo identificaram a rede como a mais importante para o marketing”, explica Vassey. “Com base nos resultados, a campanha da FDA não é muito popular. Muitas pessoas questionaram as informações da FDA sobre os riscos da nicotina para a saúde nos comentários e chamaram a campanha de propaganda”.

De acordo com a pesquisa, os posts a favor da vaporização receberam três vezes mais “curtidas” após o lançamento da campanha. Além disso, há seis vezes mais postagens a favor da vaporização com 100 curtidas do que posts contra vapers com esse engajamento.

Segundo o grupo de cientistas, as estratégias da campanha contra a vaporização foi gerar medo nas pessoas, em vez de divulgar métodos práticos de como largar o vaper.

Analisando as imagens do Instagram por temas comuns, os pesquisadores constataram que mais de 70% dos produtos continham saborizantes ou aparência de dispositivos tecnológicos, que contém alta concentração de nicotina e são populares entre os mais jovens. Os dados fornecidos pelos influenciadores pró-vaporização mostraram que muitos seguidores têm idade entre 13 e 17 anos.  

Os estudiosos pretendem estender a pesquisa para outras redes sociais. “Esperamos que os achados informem os reguladores da saúde pública a criarem conteúdo para crianças e jovens para ajudar a conter o marketing a favor do cigarro eletrônico e a proliferação dos vapers entre a juventude”, disse Vassey. “O estudo também pode contribuir para nortear futuras campanhas contra a vaporização”.


Referência

COAN, Kristin. E-cigarette popularity On Instagram Is Still Growing Despite An FDA Anti-Vaping Campaign. Frontiers Science. 30 jan 2020.