Fechar

Busca no site:

Do luto à luta contra o Câncer de Pulmão: desafios e perspectivas

Na segunda-feira (29/01), a atriz Jandira Martini, eternizada como a querida Zoraide na novela O Clone, faleceu após longo tratamento contra um câncer no pulmão.

Assim como a talentosa atriz, anualmente, mais de 32.000 pessoas enfrentam a doença no Brasil e cerca de 2,2 milhões de novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em todo o mundo.

Apesar dos avanços no tratamento, o diagnóstico tardio continua sendo um obstáculo significativo, comprometendo as perspectivas de recuperação.

Diante disso, além da implementação de políticas públicas mais rigorosas para o controle do tabagismo, da exposição ocupacional a carcinógenos e da emissão de poluentes na atmosfera, é essencial expandir o acesso a tratamentos inovadores e a meios de diagnóstico precoce mais avançados – juntamente ao rastreio em fumantes, com protocolos de tomografia de tórax de baixa radiação – para os pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Nesse cenário, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) tem desempenhado importante papel ao colaborar tecnicamente nas deliberações sobre a incorporação de novas tecnologias em saúde para o SUS.

Tal comprometimento resultou em desdobramentos bem-vindos, como a recomendação de incorporação do rt-PCR na identificação de mutações do gene do EGFR em adenocarcinomas de pulmão (Consulta Pública 51/2023), teste molecular indispensável na pesquisa de preditores de resposta às terapias alvo-dirigidas para esses tumores, e na abertura da Consulta Pública nº 2, de janeiro de 2024, que aborda a recomendação da Conitec sobre a inclusão da ecobroncoscopia e ecoendoscopia para pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de células não-pequenas (CPCNP).

Representantes das comissões científicas de câncer e endoscopia respiratória da SBPT participaram como consultores externos e contribuíram para o subsídio de informações técnicas e esclarecimento das dúvidas dos membros da CONITEC para que decidissem pela incorporação ou não dessa nova tecnologia.

Após a apresentação da síntese das evidências, das análises de custo-efetividade, da modelagem de impactos orçamentários e das discussões com especialistas, a decisão foi favorável à recomendação da incorporação dessas tecnologias para o estadiamento dos pacientes com diagnóstico de CPCNP.

A Consulta Pública segue aberta até 12 de fevereiro para que os interessados possam contribuir.

E, parafraseando a doce Zoraide, “Inshalá” teremos acesso a mais esse método diagnóstico pelo SUS!

Dia Mundial de Combate ao Câncer

No próximo domingo (04/02) comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Neste ano, a Union for International Cancer Control (UICC) propôs o tema “Close the Care Gap” (“Reduzir a Desigualdade na Assistência”) como um chamado à ação para superar as desigualdades no cuidado aos pacientes com câncer.

Um movimento global que reitera o compromisso há muito assumido pela SBPT: o de lutar continuamente por uma assistência cada vez mais igualitária em nosso país.