Fechar

Busca no site:

Nota de posicionamento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Brasília, 25 de março de 2020

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e seus associados estão trabalhando sem descanso para ajudar a preparar as melhores condições possíveis para o atendimento dos cidadãos atingidos pela COVID-19, além de orientar os pneumologistas e demais profissionais da saúde, a população em geral e, em especial, os portadores de doenças respiratórias.

O Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, e sua equipe tem apresentado, por meio de um trabalho hercúleo, condutas adequadas, impecáveis e imprescindíveis para combater a pandemia mais grave que o Brasil enfrenta em sua história.

Desde o surgimento desta ameaça, cujas consequências ainda não são dimensionáveis para o nosso país, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem mantido relações exemplares com as sociedades médicas de especialidades nacionais, como a SBPT, mas também com entidades internacionais e com a população brasileira no sentido de diminuir ou lentificar o muito provável impacto e colapso do sistema nacional de saúde.

A COVID-19 está em fase de disseminação comunitária, momento em que a maior restrição social, com fechamento de comércio e indústria, e não permitir aglomerações são medidas essenciais e devem seguir orientações duras, sem afrouxamentos. O mesmo grau de rigidez deve ser continuado quanto ao fechamento de escolas, universidades, academias de ginástica, cinemas, teatros etc. A manutenção dessas medidas é um ato de responsabilidade que está em consonância com o posicionamento de autoridades de países que estão preocupados com sua população.

Entendemos que reagir é a atitude adequada enquanto há tempo de tentar minorar a ameaça que se aproxima. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, pessoal de apoio administrativo e demais profissionais estão trabalhando intensamente nos hospitais e ambulatórios em todo o país para mitigar os efeitos dessa pandemia. Este grupo e toda a população necessita de apoio e não de palavras que possam comprometer as ações em implementação.

 Estamos na linha de frente e em inúmeras trincheiras que montam o desenho de como tentar vencer a batalha contra esta seríssima pandemia. Assim, sabemos, com base em dados científicos, o grau de ameaça à saúde pública.

Desse modo, externamos neste documento a nossa discordância com uma possível mudança de rumo ou de estratégia básica, que visa afrouxar medidas mais restritivas para que o impacto na economia seja minorado. Os indicadores econômicos se recuperarão, depois de maior ou menor tempo, o que não ocorrerá com as vidas perdidas. Estas, realmente, irrecuperáveis.

Diretoria da SBPT.

Clique aqui para baixar a carta em PDF.