Fechar

Busca no site:

CFM proíbe prescrição médica de anabolizantes para fins estéticos e prática de esportes

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vedou a prescrição e uso de esteroides androgênicos e anabolizantes com as finalidades estética, de ganho de massa muscular e de melhora do desempenho esportivo.

A decisão foi estabelecida na Resolução nº 2.333, de 30/03/2023, e publicada no Diário Oficial da União em 11/04/2023. De acordo com a nota, não há comprovações científicas sobre os benefícios e a segurança dessas terapias hormonais.

Ainda conforme estabelecido pelo CFM, ficam proibidas a prescrição e a divulgação de hormônios anunciados como bioidênticos em formulação nano ou com nomenclaturas de cunho comercial sem a devida comprovação científica de superioridade clínica para a finalidade prevista, assim como de moduladores seletivos do receptor androgênico para qualquer indicação. A resolução proíbe, ainda, cursos e eventos voltados para área médica que incentivem o uso dessas substâncias.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apoia a decisão do CFM, uma vez que essas substâncias se relacionam a efeitos adversos potencialmente graves, como alteração da coagulação, favorecendo eventos tromboembólicos, inclusive na circulação pulmonar; hipertensão e dislipidemia, com aumento do risco de eventos coronarianos agudos; hipogonadismo (após a suspensão), aumento do volume mamário em homens e acne; modificações da voz e crescimento de pelos em mulheres; alterações hepáticas, com aumento de risco de hepatocarcinoma; além de alterações de comportamento, com maior agressividade.