Fechar

Busca no site:

Pneumologista brasileira está entre os cientistas mais citados do mundo

A pneumologista sócia da SBPT, Ana Maria Baptista Menezes, está entre os pesquisadores mais citados em artigos científicos na literatura mundial, de acordo com a lista Highly Cited Researchers, da Clarivate Analytics, empresa responsável pela plataforma Web of Science 1.

O ranking elenca os 6.078 melhores cientistas, dentre aproximadamente nove milhões de autores que publicaram trabalhos indexados na Web of Science, entre 2006 e 2016.

Afiliada ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Menezes integra a equipe liderada pelo epidemiologista e médico Cesar Victora, também incluído no ranking, ao lado de outros onze cientistas do país 2.

Com mais de 370 publicações científicas, a pesquisadora é autora de trabalho classificado pelo International Journal of Chronic Obstrutive Pulmonary Disease entre os cem clássicos da ciência mundial sobre doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O trabalho da docente da UFPel se destaca por estudos populacionais pioneiros que influenciaram políticas públicas especialmente na área de saúde respiratória 3.

Uma das grandes contribuições da pneumologista foi a pesquisa sobre prevalência e fatores de risco para a DPOC (Estudo PLATINO) 4 com resultados publicados no periódico The Lancet, em 2005.

O estudo incluiu uma população de mais de cinco mil adultos com 40 ou mais anos de idade de cinco centros da América Latina (São Paulo, Montevideo, Santiago, cidade do México e Caracas), que realizaram o teste de espirometria pré e pós-broncodilatador e responderam a questionários sobre sintomas respiratórios, estado de saúde e exposição a fatores de risco para DPOC, apontando níveis mais altos e um estadiamento mais avançado da doença do que se estimava à época, com base em trabalhos anteriores.

Menezes também foi colaboradora do Estudo BOLD (Burden of Obstructive Lung Disease), liderado por Sonia Buist, que teve os mesmos objetivos do Estudo PLATINO, ocorrendo inicialmente em 12 centros, tais como países da Europa, China, África do Sul, Austrália, Canadá e EUA 5.

A médica coordena uma coorte de 5.249 crianças nascidas em Pelotas (RS), em 1993, monitoradas do nascimento à idade adulta. Um dos achados do acompanhamento desse grupo foi a alta prevalência do uso de tabaco entre jovens, o que colaborou para que Pelotas fosse a primeira cidade, no Rio Grande do Sul, a aprovar a Lei Antifumo número 5.757, que proíbe o fumo em estabelecimentos fechados de uso coletivo, sejam públicos ou privados.

A pesquisadora também participou com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer de uma pesquisa multicêntrica sobre o papel do tabaco no câncer de cabeça e pescoço, que revelou a forte relação entre o fumo e esses tumores malignos 6.

O ranking aponta, ainda, entre os médicos mais relevantes da pesquisa brasileira, o Dr. Alvaro Avezum, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Dr. Paulo Lotufo, professor de Epidemiologia e Clínica Médica da FMUSP, o Dr. Carlos Augusto Monteiro, professor de Nutrição da FMUSP e Dr. Guilherme Polanczyk, professor de Psiquiatria da FMUSP.


Referências:

1 https://hcr.clarivate.com/ Highly Cited Researchers 2018 Executive Summary

2 https://www.valor.com.br/cultura/6186949/brasil-sobe-no-ranking-mundial-da-ciencia

3 Wenchao Gu, Yaping Yuan, Hua Yang et al. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis. 2015; 10: 667–676

4 Menezes AM, Perez-Padilla R, Jardim JR, et al. PLATINO Team. Chronic obstructive pulmonary disease in five Latin American cities (the PLATINO study): a prevalence study. Lancet. 2005;366(9500):1875–1881

5  Buist AS, McBurnie MA, Vollmer WM et al. Lancet 2007; 370: 741–50

6 Topocorv TN, Znaor A, Zhang ZF et al. Int. J. Epidemiol. 2015;1–17

Pesquisadores da UFPel entram na elite da ciência mundial. Jornal Zero Hora. 04 abr 2019.

Pesquisadora dos efeitos do tabaco, cientista é apanhada de surpresa por distinção em ranking da ciência. Jornal Zero Hora. 04 abr 2019.