Fechar

Busca no site:

18º Congresso Paulista de Pneumologia reúne 1.200 participantes em SP

A Sociedade Paulista de Pneumologia (SPPT) realizou o 18º Congresso Paulista de Pneumologia de 21 a 23/11 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

No dia 21, cerca de 300 cursistas participaram dos cursos pré-congresso de Broncoscopia, Cirurgia Torácica, Fisioterapia, Função Pulmonar, Infecção, Pneumopediatria, Radiologia e Sono.

“O curso de broncoscopia mostrou várias técnicas, criobiópsias e EBUS em animais vivos, seguindo os preceitos internacionais”, contou o presidente da SPPT, Dr. Roberto Rodrigues Jr..

“Na função pulmonar, oscilometria, técnicas de washout de nitrogênio e pletismografia foram demonstradas, além da discussão de laudos”.

“O departamento de cirurgia torácica inovou com o formato de ‘Tumor Board’, com vibrante discussão de casos entre cirurgiões, clínicos, oncologistas, radioterapeutas e patologistas. Os demais cursos apresentaram o mesmo tônus, inclusive com a presença dos convidados internacionais”, enfatizou o pneumologista.

O programa científico foi variado, entre mesas redondas, conferências nacionais e internacionais, palestras e debates.

A SBPT apoiou o evento e participou das aulas e mesas. Uma das mesas mais inovadoras trouxe o assunto “Equidade de Gêneros”. O presidente da SBPT, Dr. José Miguel Chatkin, demonstrou que a Sociedade Brasileira está incentivando o aumento de palestrantes do sexo feminino em seus cursos e congressos.

Outras palestras especiais da grade incluíram em pauta a realidade socioeconômica brasileira, além da telemedicina, mídias sociais e judicialização.

Mesa sobre “Equidade de Gêneros” reuniu líderes das Sociedades Brasileira e Paulista para discutir possibilidades de conceder mais oportunidades às mulheres pneumologistas.

Entre as aulas, a SPPT priorizou assuntos atuais, como as doenças respiratórias consequentes dos ataques às torres gêmeas em Nova York e a recente série de graves patologias causadas por dispositivos eletrônicos de nicotina.

“Foram apresentadas, ainda, as últimas diretrizes nos tratamentos de asma, doenças fibrosantes e pneumonias”, informou o Dr. Roberto Rodrigues.

Outra prioridade foi a abordagem da Medicina de precisão e a conduta com os pacientes graves, com aulas sobre transplante pulmonar, mesas de urgências pneumológicas e inovações em ventilação mecânica.

O Presidente da SPPT acentuou também a intertextualidade do evento. “Salientamos o encontro da Pneumologia com outras especialidades, em uma mesa redonda incluindo expoentes em Reumatologia, Hematologia e Gastroenterologia, focando aspectos das interrelações com as pneumopatias”, explica.

A produção científica apresentada foi extensa e de qualidade, com 179 trabalhos aprovados para a área de pôsteres. Quatro pesquisadores foram contemplados com a inscrição para o 16º Congresso Brasileiro de Pneumologia de 2020, em Campinas.