Curso MECOR 2017 capacita profissionais da saúde em Epidemiologia Clínica Respiratória

Organizado pela Associação Latino Americana do Tórax (ALAT), o MECOR 2017 promove a pesquisa e o intercâmbio entre especialistas da América Latina. O evento acontece em Goiânia até 11 de novembro, totalizando seis dias de amplo debate sobre Métodos em Epidemiologia Clínica Respiratória.

Criado em 1994 pela American Thoracic Society (ATS), o MECOR é realizado todos os anos em novembro. Atualmente, o curso oferece quatro níveis, com um total de 50 a 65 vagas e corpo docente internacional. Cinco sociedades respiratórias da América Latina participam do MECOR: Uruguai, Brasil, México, Colômbia e Argentina.

O evento cumpre com os seguintes objetivos:

– Capacitar profissionais da área da saúde (principalmente respiratória) para as diversas etapas da pesquisa, desde a elaboração dos protocolos até análise de dados;

– Promover o intercâmbio entre profissionais de diferentes países da América Latina, formando redes sociais de pesquisa;

– Transmitir aos alunos conceitos de Epidemiologia e Estatística (básica no nível I e avançada no nível II);

– Instrumentalizar os alunos para a realização de uma adequada revisão de literatura;

– Capacitar os alunos para elaboração de um projeto de pesquisa;

– Subsidiar os alunos para a redação de um manual de procedimentos detalhado.

O curso tem 46 horas de aulas e discussões dirigidas a profissionais da saúde (principalmente da área respiratória), que atuam em clínicas, universidades, serviços de saúde ou estudantes ainda em formação (desde que indicados por profissionais graduados).

O Brasil vai receber novamente o MECOR em 2021. O local ainda será definido pela SBPT.