10 anos de luta contra o tabagismo!

A ACT (Aliança de Controle do Tabagismo e Promoção da Saúde) comemorou seus 10 anos de existência, por ocasião do “Seminário Alianças Estratégicas para Promoção da Saúde 2016”, realizado em Brasília de 23 a 26 de Agosto. O Coordenador da Comissão de Tabagismo, representou a SBPT neste evento. O Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva também é membro do Conselho Consultivo da ACT. Algumas conclusões e recomendações do Seminário:

– Importância de juntarem-se ações e potencialidades governamentais com iniciativas da Sociedade Civil Organizada.
– Necessidade do trabalho em rede para que a sociedade manifeste suas necessidades e tenha voz mais forte junto ao setor político, e que tudo se faça com muita pressão e acompanhamento de ações e projetos.
– As pessoas precisam refletir mais sobre seu papel na Sociedade, acreditar nas suas potencialidades, e trabalhar muito para as causas da saúde e da vida.
– O estilo de vida é o melhor remédio, desde que incorporado nos seus conceitos e com simplicidade, de modo que possa ser rotina.
– Faz-se necessário atuar no conjunto de fatores de risco para a saúde, sem no entanto perder o foco e a expertise das instituições e suas missões.
– Muito já se fez no Controle do Tabagismo – lembre-se que a prevalência entre adultos no Brasil baixou de 35% (1989) para 11% (2015), mas o caminho ainda é longo. Sempre surgirão novos desafios e a luta será permanente, principalmente para enfrentamento dos obstáculos criados pela indústria do tabaco e pelo grande contingente de lobistas do ambiente político.

Leia mais aqui.