“Semana Viva Sem Asma” acontece em Fortaleza.

Em comemoração ao Dia Mundial da Asma, celebrado anualmente na primeira terça-feira do mês de maio – neste ano, no dia 3 -, a Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT), o Programa de Atenção Integral à Criança e Adulto com Asma de Fortaleza (PROAICA), e o Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana (PROCAM) realizam, em Fortaleza, a “Semana Viva sem Asma”. A programação é gratuita e acontece nos dias 3 e 7 de maio. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Hospital de Messejana.

Com programação para os pacientes asmáticos graves do PROCAM, na terça-feira (3/5), no Hospital de Messejana, das 8h às 11h, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a asma, suas formas de controle e o uso de medicamentos. Conhecerão, ainda, a realidade de outros pacientes afetados com a doença.

Já para os pacientes do PROAICA, também no dia 3, haverá programação nos postos de saúde de Fortaleza, das 8h às 11h. O movimento será para conscientização de adesão ao tratamento da doença, com explicação sobre os modos de controle e autocontrole da asma.

No sábado (7/5), acontecerá a “Manhã do controle da Asma”, no Centro Universitário Christus (Unichristus), com atividades voltadas para os profissionais de saúde, com início às 9h. Na programação deste dia, o PONTO ALTO será uma apresentação no estilo TED- TALK sobre o “ O CONTROLE DA ASMA AO ALCANCE DE TODOS” proferida pela Dra. Márcia Alcântara, que promete levar as informações científicas de uma maneira pratica e eficaz. Haverá apresentação sobre o PROAICA, palestra sobre identificação das falhas no atendimento aos asmáticos, exibição sobre o uso correto de todos os medicamentos em dispositivos inalatórios, bem como apresentação de peças teatrais. Os interessados em participar do evento, com inscrições gratuitas, devem fazer o download da ficha de inscrição no site www.scpt.org.br e enviar para o e-mail assessoria@scpt.org.br.

Entre os palestrantes, Dra. Mara Rúbia Fernandes Figueiredo, presidente da SCPCT; Dra. Márcia Alcântara Holanda, coordenadora da comissão de asma da SCPCT, e Gerardo Alves, farmacêutico. Estarão participando dos debates os Drs: George Matos, Vivianne Calheiros, Verônica Costa Freire, Eanes Delgado e Isaura Espínola

SOBRE A ASMA

A asma é a inflamação crônica nos brônquios, que causa estreitamento dos mesmos. A doença afeta pessoas de todas as idades, principalmente crianças, podendo ser controlada com o tratamento adequado. Entre seu principais sintomas estão: tosse, falta de ar, sensação de aperto no peito ou opressão.

Em Fortaleza, de 2010 a 2015, foram reduzidas 51,72% das mortes e 58,63% das internações por asma, segundo dados obtidos do DATASUS, em 2016 www.datasus.gov.br

SOBRE AS ENTIDADES REALIZADORAS DO EVENTO

A SCPCT é a associação representativa dos especialistas na área de doenças respiratórias, incluindo os pneumologistas e cirurgiões torácicos, endoscopistas respiratórios e pneumopediatras. Sua missão é promover a excelência no ensino, na pesquisa e no exercício profissional em pneumologia visando a saúde respiratória com responsabilidade social.

O PROAICA e o PROCAM trabalham a capacitação e a disseminação dos conhecimentos sobre asma junto aos profissionais de saúde de Fortaleza.

PROGRAMAÇÃO

Manhã de Conscientização sobre a Doença
Data: 3 de maio de 2016
Horário: das 8h às 11h
Local: Hospital de Messejana – Auditório A (Av. Frei Cirilo, 3480 – Messejana, Fortaleza – CE)
Público-alvo: pacientes do PROCAM

Manhã da Adesão ao Tratamento
Data: 3 de maio 2016
Horário: das 8h às 11h
Local: Postos de Saúde de Fortaleza
Público-alvo: pacientes do PROAICA

Manhã do Controle da Asma
Data: 7 de maio de 2016
Horário: 9h às 11h30
Local: Centro Universitário Christus (Unichristus) – Auditório Praça Verde – 2º andar (Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE)

Mais informações e inscrições: www.scpt.org.br