TRABALHOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. TIPOS DE RESUMOS ACEITOS
• Serão aceitos resumos de conteúdo original, séries de casos relevantes ou relatos de casos relevantes.
• Não serão aceitas revisões isoladas da literatura, revisões integrativas, revisões sistemáticas com metanálises, relatos de casos sem mérito educativo ou com documentação insuficiente.

2. SUBMISSÃO
• O autor do trabalho deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Congresso antes da apresentação dos resumos aprovados e concordar integralmente com estas normas.
• Para submeter o trabalho, é necessário gerar uma inscrição para o Congresso. Caso seja selecionado, o autor deverá estar quite com o valor da inscrição antes da apresentação.
• Os resumos devem ser enviados via internet, de acordo com o cronograma deste Congresso.
• No momento da submissão do resumo, o autor deve escolher entre Pôster ou Tema Livre.
• Cada pesquisador poderá submeter o número de resumos que desejar. Entretanto, a comissão organizadora selecionará, no máximo, três trabalhos de cada primeiro autor.
• Os resumos serão analisados apenas após a concordância com os termos descritos nas instruções de submissão.
• Os resumos poderão ser submetidos até o dia 12/08/2022 22/08/2022 (data prorrogada).

3. CONFECÇÃO DO RESUMO
• Serão aceitos resumos em português, inglês e espanhol.
• Não há limite de autores e coautores do trabalho.
• O texto do resumo deve ser digitado no formulário eletrônico e conter, no máximo, 3.000 caracteres.
• O sistema de envio eletrônico dos trabalhos não permite anexar vídeos e imagens ou criar tabelas ou figuras.
• O resumo deverá ser separado nas seguintes seções: “Introdução”, “Objetivos”, “Métodos”, “Resultados”, “Conclusão” e “Suporte Financeiro”. Em “Métodos”, deverá estar explícita a informação sobre aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de referência.
• Relatos de casos devem ser apresentados com os seguintes itens: “Introdução”, “Relato do Caso”, “Discussão” e “Suporte financeiro”. O paciente deverá assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Caso a assinatura não seja possível, o autor deverá apresentar a liberação do TCLE pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde ocorreu o atendimento do paciente ou, ainda, carta do orientador declarando a garantia do anonimato na descrição do caso, em fotos e imagens de exames.
• Os resumos deverão ser classificados pelos próprios autores em áreas temáticas, de acordo com os temas abordados neste Congresso.

4. INSERÇÃO DO RESUMO
• Para cadastrar os resumos, o autor deverá informar e-mail e registrar senha de acesso à área restrita, na qual é possível enviar os trabalhos científicos com segurança.
• Após a confirmação do preenchimento da ficha de cadastro, não será permitida a retificação ou exclusão de informações, incluindo os nomes e dados dos autores.
• O autor principal deverá gerar a inscrição no Congresso e acompanhar as informações sobre o evento e o resultado da submissão dos trabalhos pelo e-mail informado no cadastro.

5. AVALIAÇÃO
• Os trabalhos submetidos serão analisados por especialistas indicados pela Comissão Científica dos Congressos. As decisões divulgadas, de aprovação ou recusa, serão consideradas definitivas e não estarão sujeitas a recursos ou pedidos de revisão.
• Eventuais dúvidas relativas à interpretação destas instruções serão decididas pela Comissão Científica do Congresso e, igualmente, não estarão sujeitas a recursos ou revisões.