Fechar

Busca no site:

SBPT participa do lançamento do Programa Brasil Saudável – Unir para cuidar

Nesta quarta-feira (07/02) o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Ricardo Martins participou do lançamento do Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar.

A iniciativa, inédita no mundo, pretende eliminar, até 2030, doenças e infecções como problemas de saúde pública que acometem de forma mais intensa as populações em situação de maior vulnerabilidade social.

A cerimônia aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e reuniu representantes de diversas pastas e esferas de governo, bem como autoridades internacionais.

Participaram da mesa de abertura, a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; o ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin; o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde(OMS), Tedros Adhanom; o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa; o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena; o presidente da Frente Parlamentar de Luta contra a Tuberculose, deputado Antonio Brito; e a representante da sociedade civil, em prol das doenças negligenciadas, Adjane Oliveira.

A ação é uma resposta a reivindicações históricas de movimentos sociais pela construção de políticas públicas que considerem o impacto dos determinantes em saúde e das desigualdades sociais nos processos de adoecimento e morte.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2017 e 2021, as doenças socialmente determinadas foram responsáveis pela morte de cerca de 60 mil pessoas no Brasil.

Além de influenciadas pela fome, pobreza e demais iniquidades sociais, as doenças socialmente determinadas acabam por perpetuar essas situações. É o caso da Tuberculose, Hanseníase, Malária, Tracoma, Oncocercose, Esquistossomose, Doença de Chagas, Hepatites Virais – além da transmissão vertical da Sífilis, Hepatite B e do HIV.

Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil Saudável reúne quatorze ministérios no desenvolvimento e aplicação de estratégias para a eliminação de doenças socialmente determinadas por meio de ações articuladas que, além do cuidado integral, promovam também a inclusão social.

Coordenado pelo Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente – CIEDDS, com a participação dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil, o programa possui as seguintes diretrizes:

  1. O enfrentamento da fome e da pobreza para mitigar vulnerabilidades condicionantes ou decorrentes das doenças ou das infecções determinadas socialmente ou a elas associadas;
  2. A redução das iniquidades e ampliação dos direitos humanos e da proteção social com ênfase nas ações de atenção a grupos populacionais específicos em territórios prioritários;
  3. A intensificação da qualificação e da capacidade de comunicação dos trabalhadores, dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil sobre as vulnerabilidades condicionantes ou decorrentes das doenças e das infecções determinadas socialmente;
  4. O incentivo à ciência, à tecnologia e à inovação;
  5. Ampliação de ações de infraestrutura e de saneamento básico e ambiental.