Três anos e três meses depois da descoberta do SARS-CoV-2, vírus causador da doença mais devastadora do século, a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii) da pandemia de Covid-19, em coletiva de imprensa realizada em 05/05/2023.
“Trata-se apenas de uma formalidade, já que a Covid-19 ainda é uma ameaça à saúde. Esperamos que o acesso a insumos, medicamentos e, principalmente, vacinas, não seja prejudicado para os que mais necessitam”, alertou a Dra. Margareth Dalcolmo, Presidente da SBPT.
De acordo com a especialista, é necessário conscientizar toda a população que o fim da emergência não significa que as medidas sanitárias e as condutas de saúde pública serão finalizadas. Pelo contrário, ainda há risco de surgimento de novas variantes e novos surtos.
Ao N.Y Times, a pneumologista ressaltou que a pesquisa sobre as variantes da Covid-19 e o desenvolvimento de vacinas multivalentes ainda são tarefas urgentes para que o cenário epidemiológico deixe de ser preocupante.
Para a Globo News, Dra. Margareth Dalcolmo enfatizou que todos precisam estar com o esquema vacinal completo para reduzir internações e mortes por Covid-19 no Brasil. O país ainda registra cerca de 60 mil casos da doença e 300 mortes a cada sete dias, em média.
A principal variante que circula hoje no país ainda é a ômicron, que tem alta transmissibilidade. Por isso, é muito importante que se estimule a imunização de todos com a vacina bivalente, especialmente porque estamos em uma época sazonal de aumento de doenças respiratórias. Os pacientes com fator de risco e as pessoas mais suscetíveis devem se proteger.
A Covid-19 já vitimou mais de 700.000 no Brasil e quase sete milhões de pessoas no mundo. Graças à vacinação, iniciada em março de 2021, muitas mortes e casos mais graves foram evitados.
Veja mais:
Centro de Apoio ao Tabagista (CAT) – “Margareth Dalcolmo: fim da emergência global da Covid-19, mas não da vacinação” – Eric Bang – GloboNews – Especial de Domingo – 07/05/2023. Acesse aqui.