Fechar

Busca no site:

COVID-19

28 de fevereiro de 2020.

Pertencente a uma família de vírus que causa doença respiratória, o novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China, sendo a doença provocada por este vírus denominada COVID-19.

Com o aumento do número de casos em nível mundial, mas principalmente com o aparecimento de casos em diversos países além da China, e notadamente com a confirmação do primeiro caso no Brasil, o Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde.

Neste sentido, as informações e notas técnicas referentes ao problema são emitidas e principalmente modificadas de forma muito rápida, sendo de fundamental importância o alinhamento de condutas e principalmente a instituição de medidas preventivas e diagnósticas com a maior acurácia e brevidade possível.

Para tanto, com o intuito de manter a população e principalmente os profissionais da área da sáude informados a respeito do coronavírus (SARS-CoV-2), as entidades governamentais passaram a atualizar diariamente, a partir do dia 31 de janeiro de 2020, informações na Plataforma IVIS (http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus), que é a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com números de casos suspeitos, confirmados e descartados, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica do coronavírus (SARS-CoV-2).

As definições operacionais são as seguintes (Ministério da Saúde):

Caso suspeito de infecção humana pelo COVID-19

  1. Situação 1: Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
  2. Situação 2: Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso2 suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
  3. Situação 3: Febre1 OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso2 confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Caso confirmado de infecção humana pelo COVID-19

Indivíduo com confirmação laboratorial conclusiva para o novo Coronavírus (COVID-19), independente de sinais e sintomas.

Caso descartado de infecção humana pelo COVID-19

Caso que se enquadre na definição de suspeito e apresente confirmação laboratorial para outro agente etiológico OU resultado negativo para COVID-19.

1 Febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.

2 Contato próximo é definido como: estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.

Recomendamos ainda a leitura atenta dos seguintes documentos:

1) Protocolo de Manejo Clínico para o coronavírus (2019-nCoV): https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf
2) Procedimento Operacional Padronizado (POP): Atendimento a pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde: https://egestorab.saude.gov.br/image/?file=20200210_N_EmktCoronaVirusPopV2_9220990263189084795.pdf
3) Fluxograma: Fluxo de atendimento na APS para o coronavírus (COVID-19): https://egestorab.saude.gov.br/image/?file=20200210_N_EmktCoronaVirusFluxoV2_6121956549677603461.pdf

Para saber mais sobre as atualizações, transmissão assintomática do vírus, descobertas clínicas sobre o nCoV e características do genoma do coronavírus de 2019, acesse a biblioteca do The New England Journal of Medicine: nejm.org/coronavirus.

 

Dra. Rosemeri Maurici
Coordenadora da Comissão Científica de Infecções Respiratórias e Micoses da SBPT.