Trabalhos

ANAIS DO CONGRESSO

 

Instruções de envio de trabalhos científicos 
XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia

  1. Prazo
    A data limite para o envio dos trabalhos é 17/06/2019.

  2. Pré-requisito para a submissão 
  • O pesquisador deve, obrigatoriamente, fazer a inscrição nos Congressos antes do envio dos trabalhos científicos. Os resumos só serão analisados após a confirmação do pagamento da inscrição.
  1. Regras de submissão
  • Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pela internet.
  • Os artigos podem ter até 6 (seis) autores, sendo 1 (um) principal e 5 (cinco) coautores.
  • O autor principal pode submeter até 6 (seis) resumos para avaliação, dos quais serão escolhidos no máximo 03 (três) trabalhos para apresentação.
  • O texto do resumo deve ser digitado no formulário eletrônico e conter, no máximo, 3.000 (três mil) caracteres, excluindo o título do trabalho, as referências, os nomes dos autores e a instituição de procedência.
  • O resumo deve ser dividido de acordo com as seguintes seções: “Introdução”, “Objetivos”, “Métodos”, “Resultados”, “Conclusão” e “Referências”. Trabalhos sem resultados claramente descritos (ex.: “resultados serão discutidos no Congresso”) não serão aceitos.
  • Na hipótese de Relatos de Casos, deve-se dividir o resumo nas seguintes seções: “Introdução”, “Relato do Caso”, “Discussão” e “Referências”.
  • Os resumos devem ser classificados pelos próprios autores em uma das seguintes áreas temáticas:

Asma;
Bronquiectasias;
Câncer;
Circulação pulmonar;
Cirurgia Torácica;
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
Doenças intersticiais;
Doenças ocupacionais;
Endoscopia respiratória;
Fibrose cística;
Fisioterapia respiratória                                                                                                                                            
Função pulmonar;
Imagem;
Infecções respiratórias e micoses;
Medicina intensiva / ventilação mecânica;
Pleura;
Pneumopediatria;
Sono;
Tabagismo;
Tosse;
Tuberculose;
Epidemiologia;
Miscelânea.

  1. Cadastro
  • Para cadastrar os resumos, o autor deverá informar um e-mail e registrar uma senha de acesso à área restrita, na qual é possível enviar os trabalhos científicos com segurança, gerar a inscrição nos Congressos e acompanhar o resultado da submissão dos trabalhos.
  • As informações relativas ao evento e as notificações de submissão dos trabalhos serão enviadas no e-mail informado no cadastro. Fique atento à caixa de entrada e à caixa de spam.
  • O sistema de envio eletrônico dos trabalhos não permite anexar vídeos e imagens ou criar tabelas ou figuras. Entretanto, caso o trabalho seja selecionado, é aconselhável utilizar esses recursos na apresentação.
  • Os nomes completos dos autores e coautores, bem como o número do CPF e/ou passaporte (no caso de autores estrangeiros), nome completo das instituições de origem e cidade de procedência são informações de preenchimento obrigatório no campo de identificação.
  • As informações de cadastro são a base para a publicação dos trabalhos e, por isso, devem ser preenchidas com máxima atenção. Não nos responsabilizamos por erros de informação ou duplicidade dos dados nos documentos e anais dos Congressos.
  • Após a confirmação do preenchimento da ficha de cadastro, não será permitida a retificação ou exclusão de informações, incluindo os nomes e dados dos autores. Portanto, antes de acessar o sistema de envio de resumos, confirme se os dados pessoais e endereço de todos os autores e coautores envolvidos são compatíveis com as informações já cadastradas nos sistemas da SBPT.

Instruções de apresentação dos trabalhos científicos aprovados

  1. Normas de conteúdo do pôster
  • A impressão do pôster é de responsabilidade dos autores;
  • Cada pôster científico deve conter 4 (quatro) elementos-chave: Título, incluindo nome e afiliação do apresentador; Objetivo; Métodos; Conclusão e Implicações Clínicas.
  • Para Relatos de Casos utilize: Introdução, Relato do caso, Discussão e Referências.
  • O tamanho máximo do cartaz é de 90cm (largura) x 120cm (altura). Para baixar e utilizar o modelo de pôster, BAIXE AQUI!
  • Para facilitar o processo de impressão, aconselha-se criar o cartaz no Microsoft PowerPoint.
  • O pôster deve estar situado na posição vertical.
  • Em cada pôster, será incluído um pequeno rótulo numérico no cabeçalho, medindo cerca de oito centímetros. Esteja ciente disso quando determinar o tamanho do cartaz.
  • Não serão aceitas logomarcas comerciais nos pôsteres. Inclua apenas referências a instituições de ensino e/ou hospitais.
  • O material deve ser legível a partir da distância de 3 metros ou mais. É indicado utilizar fonte Arial em negrito, tamanho 22, em fundo branco. Evite usar linhas ou letras muito finas.
  • O conteúdo do cartaz deve ser escrito da forma mais concisa possível. Gráficos, desenhos e ilustrações devem ser semelhantes àqueles que você usaria em slides.
  1. Normas para apresentação dos pôsteres
  • O código de agendamento do pôster serve para identificar o local onde o trabalho será inserido. Antes de se dirigir ao Centro de Convenções, confira o número do código, a data e o horário da apresentação.
  • Não haverá a possibilidade de alterar ou trocar a data, o local e o horário das apresentações.
  • Os cartazes devem ser montados às 8h (horário de Brasília) na Área de Pôsteres, permanecer em exposição até às 17h e retirados prontamente ao final do dia, de acordo com o agendamento previamente informado.
  • Os especialistas comentadores passarão pelos pôsteres nos trinta minutos inicias da apresentação e serão responsáveis pelo agrupamento dos temas e organização das discussões.
  • O autor responsável deve estar junto ao cartaz na data e hora designadas para responder às questões dos avaliadores, se preparar para discutir o conteúdo de forma clara e concisa e permanecer na área até o término da sessão.
  • Caso o autor tenha mais de um cartaz para apresentar no mesmo dia, ele é responsável por atribuir a tarefa a um coautor.
  • A Comissão Científica dos Congressos lembra que a ausência do apresentador implica na impossibilidade de participação em congressos seguintes. Caso aconteça uma situação de emergência e não haja um coautor substituto para a apresentação, entre em contato com a SBPT imediatamente.
  • O autor/apresentador do trabalho selecionado que não tenha gerado e pagado a inscrição nos Congressos terá o certificado retido e o trabalho retirado das publicações oficiais da SBPT (salvo em caso de ingresso cortesia).
  • Cada trabalho dá direito a somente um certificado de apresentação, que estará disponível na central de certificados no site da SBPT. Não será oferecido certificado específico para o apresentador.

 

 

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