Fechar

Busca no site:

Webinar Pulmão Em Foco: você reconhece, os nós desatam

Assista à reunião sobre diagnóstico diferencial da COVID-19 do ponto de vista da Pneumologia, Radiologia e Cirurgia Torácica.

O webinar foi realizado em 26/04/2021 pela SBPT, Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) e AstraZeneca e contou com as aulas do Dr. Thiago Fagundes, pneumologista do Hospital Universitário Alcides Carneiro (PB), do Dr. Ricardo Terra, Professor Livre-Docente de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina USP e cirurgião do ICESP (SP) e do Dr. Rodrigo Chate, radiologista do InCor (HCFMUSP) e Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

O objetivo foi mostrar como os padrões tomográficos da COVID-19 podem ser semelhantes aos de outras doenças, além de chamar a atenção para a presença de nódulos pulmonares e de outros achados associados durante a pandemia, o que pode contribuir para o diagnóstico precoce de sintomáticos respiratórios.

Além dos diagnósticos diferenciais e achados incidentais, os especialistas abordaram o impacto da COVID-19 com relação à diminuição da realização de exames, as complicações vasculares e infecciosas da doença, detectadas na TCAR, entre outros assuntos.

Assista ao evento completo:

Na oportunidade, a presidente da SBPT, Dra. Irma de Godoy, e o presidente da SBCT, Dr. Sérgio Tadeu, apresentaram a campanha “Você Reconhece, Os Nós Desatam”.

O projeto incluirá o lançamento de materiais educativos e podcasts para auxiliar os médicos no diagnóstico diferencial da COVID-19.