A Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT), em colaboração com o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC, avança na definição de recomendações para garantir viagens aéreas mais seguras para pacientes dependentes de oxigênio.
Na quinta-feira, 15 de agosto, a presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, acompanhada do secretário-geral, Dr. Ricardo Martins; da diretora de Assuntos Científicos, Dra. Valéria Augusto; e do coordenador da Comissão de Doenças Raras, Dr. Paulo Feitosa, participaram de mais uma reunião com técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) para estabelecer diretrizes que melhorem a segurança e o conforto desses pacientes durante as viagens aéreas.
A reunião se baseou em um documento elaborado pelo Dr. Paulo Feitosa, que orienta a criação e implementação de medidas para minimizar os transtornos enfrentados por pacientes que necessitam de oxigênio, assegurando uma experiência de viagem mais tranquila.
Estiveram presentes também representantes do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, incluindo Luiza Deusdará, Karla Andrea Rodrigues dos Santos, Felipe Pereira de Souza e Emmanuel Gomes da Silva, que contribuíram com suas expertises para o desenvolvimento das recomendações.
Um acordo de cooperação técnica será formalizado em breve, resultando na publicação de normas e diretrizes aprovadas pela ANAC. Essas medidas visam padronizar as práticas adotadas pelas companhias aéreas brasileiras e internacionais, promovendo maior uniformidade nas condutas em relação ao transporte de pacientes dependentes de oxigênio.