Fechar

Busca no site:

Recomendações da SBPT sobre o uso de máscaras no âmbito da COVID-19

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, levando em consideração a pandemia de coronavírus, a proteção dos profissionais da saúde que entram em contato com casos suspeitos e pacientes acometidos pela doença, bem como a segurança do paciente e seus comunicantes, orienta seus associados nas seguintes condutas:

  1. Os profissionais da área da saúde em contato com pacientes com diagnóstico firmado de COVID-19, ou casos suspeitos, devem sempre utilizar máscaras N95 em uso único, por conta da possibilidade de o vírus permanecer em contato com a superfície da mesma.
  2. Dada à possibilidade de escassez ou desabastecimento de máscaras N-95 em alguns serviços, sugere-se que, nessas situações, profissionais da área de saúde em contato com pacientes com COVID-19, ou casos suspeitos, utilizem as máscaras N95 com uma máscara cirúrgica sobreposta à mesma e de uso único. Esta máscara cirúrgica deve ser retirada e descartada a cada atendimento e a N95 acondicionada em um saco plástico vedado e identificado, podendo assim ser reutilizada enquanto estiver em bom estado de conservação, por no máximo 15 dias, sendo posteriormente descartada. Vale ressaltar que esta sugestão baseia-se apenas na opinião de especialistas, carecendo ainda de comprovação por estudos científicos adequados.
  3. Para atendimento ambulatorial de casos suspeitos recomenda-se aos profissionais da saúde os mesmos procedimentos relatados nos itens 1 e 2 acima.
  4. Para pacientes com sintomas respiratórios agudos deverá ser sempre fornecida máscara cirúrgica e obedecidas as orientações de isolamento e distanciamento a depender do local de atendimento, hospitalar ou ambulatorial.
  5. Quando houver indisponibilidade absoluta de máscaras N95 deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas de uso único.

 

Comissão de Infecções.

Diretoria SBPT, Biênio 2019-2020.

Clique aqui para baixar o documento em PDF.