Fechar

Busca no site:

Nota Complementar às Recomendações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia sobre o uso de máscaras no âmbito da COVID-19

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia informa que as notas técnicas emitidas por esta Sociedade estão embasadas nas melhores evidências disponíveis e quando na ausência das mesmas, em opiniões formadas por um painel de especialistas.

Tendo em vista o caráter desta pandemia, com escassez de dados e formação de evidências ao longo do seu curso, é necessária a compreensão de que as notas são dinâmicas e podem sofrer alteração de conteúdo à medida que novas evidências forem sendo publicadas.

Também esclarece que as recomendações devem ser entendidas com bom senso e de acordo com a disponibilidade dos insumos e tecnologias nelas citados.

Com relação às recomendações sobre o uso de máscaras, esclarecemos que elas partem de um ideal teórico, levando em consideração a especificidade dos atendimentos dos profissionais pneumologistas e direcionam-se ao fato de que este teórico ideal pode não estar disponível por questões diversas, notadamente o desabastecimento.

No caso de indisponibilidade das máscaras N95, por exemplo, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas (conforme descrito nas recomendações), salientando-se que sob hipótese alguma a falta da condição teórica ideal deverá servir como argumento à negativa ao atendimento.

Estamos trabalhando em sintonia com as determinações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, com a preocupação de oferecer as melhores informações aos nossos associados e o melhor atendimento aos nossos pacientes.

Diretoria SBPT biênio 2019-2020.

Comissão Científica de Infecções da SBPT.