Fechar

Busca no site:

Dia Mundial da Tuberculose 2021: campanha luta pelo fim da TB

Em 24 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe o Dia Mundial da Tuberculose (TB), doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde.

O tema da campanha de 24/03/2021 é “o tempo está passando”, pedindo mais comprometimento dos líderes governamentais e iniciativa privada com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e incentivo à pesquisa para erradicar a TB até 2030.

A data é uma lembrança ao dia da descoberta da bactéria Mycobacterium tuberculosis, descrita por Robert Koch pela primeira vez em 1822. Quase duzentos anos depois, a infecção ainda atinge cerca de 10,4 milhões de pessoas por ano (2019) e quase 490 mil têm tuberculose multirresistente aos medicamentos.

A doença tem profundas raízes sociais – 80% dos casos estão concentrados em 22 países. A falta de recursos destinados à prevenção e diagnóstico leva à detecção tardia e subnotificação dos casos, enquanto as baixas condições sanitárias favorecem o contágio.

No Brasil, a doença é muito prevalente, sobretudo nos estados do Amazonas e Rio de Janeiro. Em 2019, foram detectados 77.000 casos novos e registradas 4.500 mortes por tuberculose, segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS-MS).

Os sintomas da TB são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

Sugestão: baixe o vídeo educativo sobre tuberculose da SBPT.

Tuberculose e COVID-19

Durante a pandemia da COVID-19, o cenário se agravou. Estima-se que houve redução de 25% de testes diagnósticos para TB. Como os exames de escarro e broncofibroscopia (BFC) foram suspensos por causa do risco de infecção, a estimativa de aumento da mortalidade por TB é de 13%, de acordo com a OMS.

A SBPT apoia a estratégia da OMS para acabar com a tuberculose até 2030, que envolve:

      • Diagnosticar e tratar 40 milhões de pessoas com tuberculose em 2022, abrangendo 3,5 milhões de crianças e 1,5 milhão de pessoas com TB multirresistente.
      • Oferecer programas de prevenção para as 24 milhões de famílias de pacientes que contraíram a infecção (cerca de 4 milhões são crianças com menos de cinco anos e 6 milhões são pessoas convivendo com HIV).
      • Investir cerca de US$ 13 bilhões por ano nos esforços para conter a TB, incluindo US$ 2 bilhões para a pesquisa.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde (WHO).

Center of Disease Control and Prevention (CDC-EUA).