Fechar

Busca no site:

Técnico em espirometria é função reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) desde 2017

Os técnicos em espirometria acompanharam uma evolução da profissão e valorização da carreira desde 2015 até os dias atuais.

Devido aos esforços da SBPT, que solicitou o reconhecimento da função para o Ministério do Trabalho há sete anos, a ocupação entrou para a CBO, em 2017 (CBO nº 3241-30).

Hoje, já são mais de 700 técnicos em espirometria formados e certificados pela SBPT, além de outros profissionais atuantes, provenientes de cursos oferecidos por diversas instituições.

“No dia 01/09/2018, tive o prazer de ser registrado em carteira assinada como Técnico em Função Pulmonar pela empresa em que trabalho, Instituto Respire, de Barretos (SP). Pode ser que eu seja o 1º técnico do Brasil a ter carteira assinada como a ocupação da profissão”, relata Silas Barbosa Leite, que foi aluno da turma de 2016 do Curso de Técnico em Espirometria da SBPT.

“Gostaria que a iniciativa servisse de exemplo para que os médicos registrem os técnicos na ocupação. Isso ajudaria a nos organizarmos e criarmos um sindicato em um futuro próximo”, complementa Leite, agradecendo aos seus diretores, Mokayber S. Suleiman e o pneumologista Dr. José Luiz Iunes Filho, e à SBPT.

A organização dos profissionais auxiliares de função pulmonar é essencial para fazer reivindicações de direitos trabalhistas junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, como o estabelecimento de um piso salarial para a função, por exemplo.

A SBPT incentiva a inclusão da ocupação de Técnico em Espirometria na carteira de trabalho, porém, esta é uma decisão que deve ser acertada entre o técnico e o serviço/chefe.

O Curso de Técnico em Espirometria SBPT, turma 4 de 2022, está com inscrições abertas. Saiba mais.