Documento traz informações atualizadas com base em evidências científicas sobre diagnóstico, manejo e prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
No Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas têm DPOC. Porém, apenas 12% são diagnosticados e só 18% seguem o tratamento. Para conscientizar as pessoas a buscarem ajuda e respirarem melhor, a GOLD COPD estabeleceu que a terceira quarta-feira do mês de novembro deve ser lembrada como Dia Mundial da DPOC. Este ano, a data da campanha é em 21/11.
As diretrizes da GOLD são elaboradas por um comitê científico internacional. No Brasil, fazem parte da Assembleia o presidente da SBPT, Dr. Fernando Lundgren e o presidente da Comissão de DPOC da SBPT, Dr. Aquiles Camelier.
Uma nova seção sobre eosinófilos foi adicionada no capítulo 3. A reabilitação pulmonar e as recomendações de manejo pessoal do paciente com DPOC foram atualizadas. A prevenção de exacerbações e as novidades em estudos com LABA/LAMA também foram incluídos.
As formas de classificação do risco da doença, a terapia e o follow-up do tratamento ajudam a nortear o trabalho diário do médico e melhorar a qualidade de vida do paciente.