Fechar

Busca no site:

SBPT sorteia mais 30 pacotes para os Congressos SBPT 2019, com o apoio da GSK

Os sócios efetivos e remidos da SBPT ainda têm uma chance de participar do XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia com tudo pago. 

Com o apoio da GSK, sortearemos 30 pacotes com passagem aérea para João Pessoa (PB), 4 diárias em hotel de categoria econômica (entre 13/08 e 17/08) e inscrição nos Congressos SBPT 2019, que acontecem de 14 a 16 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Para participar, basta preencher este formulário até sexta-feira (14/06), ao meio-dia (horário de Brasília). A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (17/06).

*Esta promoção não é cumulativa, não poderá ser transferida para outras pessoas e/ou outros eventos. Somente será aceita 01 (uma) inscrição por Nome/CPF/e-mail.

*Caso o sorteado já esteja inscrito, a SBPT reembolsa os valores da inscrição, passagem e hospedagem.

Clique aqui para participar.

Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para a poluição do ar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial ainda respira ar poluído. Por isso, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Organização das Nações Unidas (ONU) lembrou da urgência do tema e alertou para #CombaterAPoluiçãoDoAr. 

É bom lembrar que a poluição atmosférica causa:

• Mais de um terço das mortes por doenças cardiovasculares.
• Um a cada cinco óbitos por acidentes cerebrovasculares (AVC).
• Infecções respiratórias agudas, principalmente em crianças.
• Crises de asma brônquica.
• Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
• Quase 10% dos óbitos por câncer de pulmão.

Para a campanha, a ONU Meio Ambiente e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) publicaram “16 medidas pela qualidade do ar nas cidades: um chamado pela saúde e pelo meio ambiente”. 

Um dos focos é a mobilidade urbana: durante todo o mês de junho, será promovida a ação “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa”, estimulando o uso do transporte coletivo.

Outras agendas globais urgentes, segundo a ONU, são:

• Planejar e executar alternativas de mobilidade com menor impacto ambiental, como a bicicleta ou o transporte público.
• Reduzir a queima de combustíveis fósseis (gasolina, Diesel e carvão),
• Desenvolver projetos para a melhoria da qualidade do ar no interior de domicílios onde se pratica a queima de biomassa.
• Prover o acesso a fontes de energia mais limpas, como a eólica e a solar.
• Implementar a vigilância e a regulação ambiental pelas agências governamentais.

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente organiza um debate em Brasília (DF), no dia 5, com o apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Na ocasião, o Ministro Ricardo Salles irá anunciar o Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.

Envie seu resumo científico para os Congressos SBPT 2019: prazo prorrogado

Pesquisadores de todas as áreas relacionadas à saúde respiratória podem enviar resumos científicos para seleção até 17 de junho.

A pesquisas serão selecionadas para apresentação e publicação nos anais do XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia.

Clique aqui e leia as regras.

Para enviar o resumo, é necessário estar inscrito no evento. Aproveite que as inscrições estão com desconto até 14 de julho!

O pagamento da inscrição dá direito a um curso intensivo gratuito, enquanto durarem as vagas.

Mais informações: https://sbpt.org.br/asma2019/.

 

Aproveite as promoções de inscrição para os Congressos SBPT 2019

A SBPT tem duas promoções ativas de inscrição para o XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia (Congressos SBPT 2019).

Os valores para profissionais da saúde não-médicos e contribuintes foram reduzidos, conforme a tabela:

Clique no quadro para fazer a sua inscrição.

Além disso, o congressista que enviar o voucher de passagem para a SBPT (secretaria@sbpt.org.br) até o dia 30/05 ganha desconto de 30% de desconto no valor da inscrição:

Clique na imagem para acessar a programação e se inscrever.

Dia Mundial Sem Tabaco 2019 alerta para os danos do cigarro à saúde pulmonar

A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, lembrada em 31/05/2019, tem o objetivo de alertar quais são os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabagismo, seja ativo ou passivo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição direta ou indireta ao tabaco tem as seguintes consequências:

Câncer de Pulmão

O tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos de câncer de pulmão, mundialmente. A exposição passiva ao tabaco, em casa ou no ambiente de trabalho, também pode causar a doença.

É bom lembrar, no entanto, que depois de cerca de dez anos sem fumar, a chance de desenvolver essas neoplasias cai pela metade.

Doença respiratória crônica

O fumo é a principal causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), constituída por bronquite crônica e enfisema pulmonar. A doença causa excesso de muco nos pulmões, tosse, dor torácica, dificuldade de respirar e cansaço.

O risco de desenvolver DPOC é especialmente alto no caso de pessoas que começaram a fumar cedo, porque o cigarro atrapalha o desenvolvimento dos pulmões.

O tabagismo também piora os sintomas da asma, tornando os asmáticos incapazes de cumprir tarefas simples do dia a dia.

Parar de fumar é a medida mais efetiva para impedir o avanço da DPOC e controlar os sintomas da asma, devolvendo a qualidade de vida para quem tem doenças respiratórias crônicas.

Doenças que se manifestam ao longo da vida

A exposição de gestantes e crianças à fumaça tóxica do tabaco reduz o desenvolvimento dos pulmões e piora a função pulmonar com o tempo. Quem convive com fumantes em idade jovem tem mais chances de ter asma, pneumonia e bronquite e infecções frequentes das vias aéreas inferiores (traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares).

Globalmente, por volta de 165.000 crianças morrem antes dos cinco anos de idade por causa de infecções do trato respiratório inferior causadas por exposição ao fumo passivo. 

Tuberculose

Os componentes químicos do cigarro podem fazer com que a tuberculose latente, presente em um quarto da população mundial, evolua para a forma ativa da tuberculose. Os efeitos do tabagismo nos pulmões agravam a tuberculose e aumentam substancialmente a chance de óbito por insuficiência respiratória.

Poluição do ar

O contato com a fumaça do cigarro em locais fechados é uma forma perigosa de poluição do ar indoor. Afinal, o cigarro contém mais de 7.000 substâncias tóxicas, sendo que 69 delas são cancerígenas.

No caso dos dispositivos eletrônicos de fumar (e-cigar, vaporizador, etc.), apesar de a fumaça ser invisível e inodora, ela permanece na atmosfera por cerca de cinco horas. Essa exposição também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas, além de causar redução da função pulmonar.

Objetivos da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019

A medida mais eficiente para melhorar a saúde dos pulmões é reduzir o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo. No entanto, a informação sobre as implicações do uso do tabaco em suas diferentes formas ainda é restrita em alguns locais do globo. 

Apesar da grande quantidade de pesquisas e evidências científicas sobre os danos do tabagismo para os pulmões, a importância das políticas de controle do tabagismo para a saúde ainda é subestimada.

Portanto, a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 visa aumentar a atenção para: 

  • Os riscos do tabagismo ativo e do fumo passivo.
  • Os danos do fumo para a saúde pulmonar.
  • A magnitude de doenças e causas de morte em todo o mundo relacionadas ao tabaco, incluindo câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas.
  • As evidências da relação entre o tabagismo e as mortes por tuberculose.
  • As implicações do fumo passivo para a saúde pulmonar em diferentes faixas etárias.
  • A importância de manter a saúde pulmonar para a saúde de todo o organismo, para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.
  • As alternativas existentes para atingir o público de interesse e os governantes, defendendo as políticas de controle do tabagismo e melhorando a saúde pulmonar da população.

O tema “tabagismo e saúde dos pulmões” é transversal e tem implicações em outros processos globais, como os esforços internacionais para controlar doenças não transmissíveis (DNTs), tuberculose e poluição do ar.

A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco é uma oportunidade de engajar todos os setores da sociedade e, além disso, capacitar os países para fortalecerem a implementação do plano de medidas para conter a epidemia do tabagismo – MPOWER – firmado na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (WHO FCTC).


Leia mais: World No Tobacco Day – WHO.

Imagem: Freepik.

Programa Atualizar: sócios serão contemplados com pacotes para os Congressos SBPT 2019

A SBPT vai conceder 15 pacotes para o XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia, em João Pessoa, por meio do Programa Atualizar.

Os sócios selecionados para o patrocínio serão aqueles que mais acumularem pontuação no Programa até o dia 24/05/2019. A distribuição das vagas será para 10 sócios efetivos e remidos e 5 para sócios residentes.

Para conferir a pontuação, é necessário acessar a Área do Associado. Caso tenha objeções e inclusões a serem feitas, o sócio deve avisar a SBPT pelo 0800 616 218 ou pelo e-mail secretaria@sbpt.org.br.

A premiação inclui inscrição nos Congressos, passagem aérea em categoria econômica e 4 diárias em hotel de categoria econômica no período exclusivo de 13 a 17 de agosto de 2019.

Programa Atualizar

Após a Reunião de Diretoria de 23/03/2019, a SBPT ajustou o Programa Atualizar e organizou as pontuações de uma forma mais clara, objetiva e transparente para o associado.

Acesse a página do Programa Atualizar para conferir as regras.

Além de figurar entre os 15 mais pontuados, o sócio deve estar em dia com todas as anuidades da SBPT, inclusive a de 2019. 

 

Confira os 35 ganhadores dos pacotes para os Congressos SBPT 2019 em João Pessoa

A SBPT e a GSK parabenizam os 35 ganhadores da promoção de pacotes para o XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia (Congressos SBPT 2019).

Veja a lista dos contemplados em ordem alfabética:

1 ADRIANO ALVES MULLER
2 AGNES KOSA TEIXEIRA AGNES KOSA
3 ANA GESSY MILITAO GUEDES
4 ANGELA MARIA GUEDES PINTO
5 ANTONIO PEREIRA COELHO NETO
6 AURISTON FERRAZ DA COSTA
7 CRISTINA CRUZ DE SEQUEIRA CRISTINA SEQUEIRA
8 DANIELLE CAMARA DE VASCONCELOS
9 DÉBORAH MADEU PEREIRA
10 ELENA MARIA DE OLIVEIRA E SILVEIRA
11 ENIO PIRES STUDART
12 FABIANE QUITES FERREIRA
13 GLAUCIA MARIA LEAL RIBEIRO ZANETTI
14 HELOISA DIAS GAMAL
15 ISABEL MARIA LOPES
16 JOSE ROBERTO ZIMMERMAN
17 JULIANA RODRIGUES GARCIA
18 JULIANO GHENO PETTER
19 MARAGRIDA MARIA LIMA DA MOTA
20 MARCELA DE OLIVEIRA COSTA XIMENES
21 MARCELO JORGE DE SOUZA LEÃO ANDRADE
22 MARCIA MARIA FREIRE
23 MARIA DE FATIMA DO AMPARO TEIXEIRA
24 MARIA DO PILAR BERTOLACE ELIAS
25 MARINA ADRIANI ZOUCAS
26 MARIO ANTONIO FARIA PIRES
27 PEDRO JOSE QUIZHPE
28 RAQUEL FERNANDES DE BARROS NÓBOA
29 RENNAN SQUARIZ JIARDULLI
30 ROGÉRIO NOGUEIRA DE MELO
31 ROXANA ESTHER ESPINDOLA PLAZA
32 SERGIO PONTES PRADO
33 TATIANA CASUCCIO DE ALMEIDA
34 VIVIANE VIEIRA PASSINI SOARES
35 WALTER COSTA

 

Os nomes foram sorteados entre os sócios quites, efetivos e remidos, de forma randômica. 

A promoção inclui a inscrição para os Congressos, passagem aérea de ida e volta para João Pessoa (entre 13/08 e 17/08) e 4 diárias em hotel de categoria econômica. Os benefícios são concedidos com o apoio da GSK.

Os Congressos SBPT 2019 acontecem de 14 a 16 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Acesse a programação completa aqui.

Esta promoção não é cumulativa, não poderá ser transferida para outras pessoas e/ou outros eventos.

PEC SBPT 2019 – São Luís (MA)

Local – Rua Carutapera, Quadra 37b, nº 2, Jd. Renascença.
Data – 14 e 15 de junho de 2019
Módulo – Infecções Respiratórias
Público alvo – Médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde não médico.
Inscrição – (98) 98757-3523 ou 98118-7154 (Daniel ou Dheisson) – dheissongrabriel@gmail.com
Certificado – Certificados serão oferecidos aos que efetivamente participarem do evento. O documento será enviado por email.
Programação
13/06 – Quinta-feira – Programação Amigos do Peito
19:20 – 19:30 – Abertura – Amigos do Peito – Maria do Rosário Costa (MA)
19:30 – 20:00 – Derrame pleural – João Batista de Sá Filho (MA)
20:00 – 20:30 – Tosse crônica: diagnóstico diferencial – Raianna Lobo (MA)
20:30 – 20:45  – Intervalo
20:45 – 21:15 – Alterações no RX simples de tórax – Diego Mendes (MA)
21:15 – 21:45 – Atualização em DPOC – Pedro Leonardo Springer (MA)
14/06 – Sexta-Feira – Programação PEC
19:50 – 20:00 – Abertura
20:00 – 20:30 – Pneumologia geral – Maria do Rosário Costa (MA)
20:30 – 21:00 – Diagnóstico diferencial da Hipertensão Pulmonar – Fabrício Valois (MA)
21:00 – 21:30 – Desafios no manejo da DPOC: tratamento certo para o paciente certo – Bernardo Maranhão (RJ)
21:30 – 22:00 – Discussão
15/06 – Sábado
08:00 – 08:30 – Recomendações atuais para diagnóstico e manejo da PAC – Mara Rúbia Figueiredo (CE)
08:30 – 09:00 – Atualização no tratamento das bronquiectasias não fibrose cística – Mara Rúbia Figueiredo (CE)
09:00 – 09:30 – Vacinações no campo da Pneumologia – Mara Rúbia Figueiredo (CE)
09:30 – 10:00 – Discussão
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 11:00 – Diagnóstico diferencial das Doenças Intersticiais Pulmonares – Cláudia Henrique da Costa (RJ)
11:00 – 11:30 – Agentes antifibróticos pulmonares: como usar e quando indicar – Cláudia Henrique da Costa (RJ)
11:30 – 12:00 – Discussão e encerramento

 

Avalie o Curso Nacional de Atualização em Pneumologia

Cerca de 600 profissionais de diversas áreas aprenderam e trocaram experiências no XX Curso Nacional de Atualização em Pneumologia da SBPT. Se você participou do evento, preencha os formulários de avaliação e nos ajude a aprimorar a edição de 2020.

Clique nas imagens para acessar as pesquisas:

Pesquisa sobre as aulas de quinta-feira (25/04/2019)
Pesquisa sobre as aulas de sexta-feira (26/04/2019)
Pesquisa sobre as aulas de sábado (27/04/2019)

O certificado dos cursos ficam disponíveis aqui.

As aulas em PDF podem ser baixadas na Área do Associado

Fotos e vídeos dos eventos serão disponibilizados em breve nas notícias do nosso site e redes sociais:


XXI Curso Nacional de Atualização em Pneumologia

A próxima edição do Curso Nacional de Atualização em Pneumologia será de 15 a 18 de abril de 2020, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

As inscrições serão abertas em novembro. Fique atento para garantir sua vaga!

 

Imagem destaque: kreativkolors - freepik

Veja o programa final dos Congressos SBPT 2019 em João Pessoa (PB)

A SBPT divulgou a programação científica completa do XII Congresso Brasileiro de Asma e VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia, que acontecem de 14 a 16 de agosto, em João Pessoa (PB).

Os Congressos da SBPT de 2019 reunirão mais de 100 especialistas brasileiros e 8 internacionais. Clique na imagem para acessar o programa no site oficial.

Os congressistas que se inscreverem com antecedência ganham um curso intensivo: Função Pulmonar, Imagem, Circulação, Emergência ou Infecções.

Centro histórico de João Pessoa. #vempraJampa.

Outra novidade deste ano será a promoção de salas de bate-papo com assuntos variados. O modelo, chamado de “Ventilando Ideias”, vai abrir espaço para sessões multidisciplinares sobre Pneumologia e Oncologia, Cardiologia, Pneumopediatria, Nutrição, etc. 

A abertura será no novo teatro Pedra do Reino de Ariano Suassuna, com show artístico, comidas típicas da Paraíba e sorteio de pacotes para outros Congressos de Pneumologia. 

Lembrando que os pesquisadores que pretendem enviar o resumo científico para exposição de pôsteres nos Congressos têm até 31/05 para submeter suas propostas.


Corrida dos Médicos

Para fechar o evento com um estímulo aos hábitos saudáveis de vida, no sábado (17/08), acontece a Primeira Corrida dos Médicos, a partir das 6h30, na orla do Cabo Branco. O evento vai entrar no calendário nacional de corridas, com o apoio da SBPT e realização da SPTP.

Clique aqui para se inscrever na Corrida.

Ainda durante os Congressos, será instituído o “Mês Nacional de Conscientização das Doenças Respiratórias”, em junho, e a cor própria de campanha da profissão. A data foi escolhida devido ao início do inverno e porque se comemora o Dia do Pneumologista, em 02/06. 

SBPT oferece atualização em Infecções Respiratórias em Goiânia

Em parceria com a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT), a SBPT leva o Programa de Educação Continuada a Goiânia (GO), nos dias 3 e 4 de maio. Confira a programação. 

Clique na imagem para ver a programação e os professores. Micobactérias, desafios de manejo da DPOC, diagnóstico e tratamento da PAC, bronquiectasias não fibrose cística e vacinações estão entre os assuntos que serão discutidos

O evento é destinado a todos os profissionais da saúde. O encontro começa no dia 03/05 às 19h50 e no dia seguinte (04/05), a partir das 8h, na Clínica São Camilo – Unidade Marista. O endereço é Alameda Cel. Eugênio Jardim, 244, Goiânia (GO).

Informações e inscrições: (62) 3251-1202 / (62) 3214-1010
E-mail: sgpt2007@gmail.com.

Clique aqui para fazer a sua inscrição. Vagas limitadas.

SBPT e Sociedade Paraibana realizam o Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo 2019

Do dia 14 ao dia 16 de agosto de 2019, o Centro de Convenções de João Pessoa vai receber cerca de 1.000 profissionais da saúde para se atualizarem no XII Congresso Brasileiro de Asma, VII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia.

As inscrições estão com desconto até 14/07/2019. O inscrito tem direito de escolher um Curso Intensivo, com foco na prática clínica, enquanto restarem vagas.

A SBPT espera os profissionais da saúde para uma jornada de atualização científica em João Pessoa, entre 14 e 16 de agosto de 2019

Os Congressos Brasileiros da SBPT terão salas divididas por temas: Asma, DPOC e Tabagismo. O Congresso Norte e Nordeste abordará Doenças Intersticiais, Infecções Respiratórias, Pneumopediatria, Hipertensão Pulmonar e Oncologia.

Investimento:

  • Sócios e contribuintes: R$ 650,00.
  • Não-sócios e profissionais da saúde não-médicos: R$ 900,00.
  • Residentes, pós-graduandos e estudantes da área da saúde: R$ 200,00.

“A programação científica e cultural dos eventos oficiais da SBPT tem se aprimorado ao longo dos anos. Em João Pessoa, a abertura será no novo teatro Pedra do Reino de Ariano Suassuna, com show artístico, comidas típicas e sorteio de pacotes para outros Congressos de Pneumologia”, conta a Presidente do Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo 2019, Dra. Maria Enedina Scuarcialupi.

Uma das novidades deste ano é a sessão “Ventilando Ideias”, conversas entre especialistas sobre saúde pulmonar relacionada à cada área especializada: Oncologia, Cardiologia, Pneumopediatra, Nutrição, etc.

“Durante os Congressos, instituiremos o ‘Mês Nacional de Conscientização das Doenças Respiratórias’, em junho, devido ao início do inverno e porque se comemora o Dia do Pneumologista em 02/06. Também lançaremos a cor oficial da profissão”, informa a Dra. Enedina.

Corrida dos Médicos

Para fechar o evento com um estímulo aos hábitos saudáveis de vida, no sábado (17/08), acontece a “Primeira Corrida dos Médicos”, na orla de João Pessoa. O evento vai entrar no calendário nacional de corridas, com o apoio da SBPT e realização da SPTP. Clique aqui para se inscrever.

#vempraJampa