A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro (SOPTERJ) acompanhou a discussão sobre a crise do Hospital Estadual Santa Maria (HESM), especializado no tratamento de todos os tipos da tuberculose.
A reunião aconteceu na terça-feira (26/02), na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES). As sociedades de classe SBPT/SOPTERJ estiveram representadas pelo presidente e pela vice-presidente da SOPTERJ, dr. Rogério Rufino e dra. Fernanda Mello.
Estiveram presentes, ainda, o Secretário de Saúde do Estado do Estado do Rio de Janeiro, dr. Edmar Santos, o Presidente e Conselheiro do CREMERJ, dr. Sylvio Provenzano e dr. Flávio Sá, a Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Deputados do Estado, Marta Rocha, Procuradores e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Fundação Saúde, Subsecretaria de Saúde do Estado.
“Apresentamos um panorama da assistência hospitalar da tuberculose no Rio de Janeiro (2º estado com maior índice da doença no Brasil) e alertamos para os principais problemas, como aumento da tuberculose multirresistente, aumento da taxa de mortalidade por TB e a dificuldade de controle da doença no sistema prisional. A decisão foi pela permanência do HESM, sem nenhuma restrição de hospitalização e funcionamento”, informa o dr. Rufino.
O Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) delineou o cenário atual de funcionamento do HESM. De acordo com ele, a região do hospital sofre com a violência urbana. A SES está em fase de planejamento técnico-econômico para manter o número de leitos e aprimorar a assistência hospitalar para tuberculose.
O HESM tem capacidade para 500 leitos, mas menos de 100 estão efetivos, contando o Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras e o HESM. Atualmente, 35 pacientes estão hospitalizados com tuberculose. O hospital trata de todos os tipos: TB adquirida na comunidade, multirresistente ou associada ao HIV.
“Tivemos assessoria rápida e eficiente de sócios que contribuíram com informações técnicas que subsidiaram as discussões. Portanto, agradecemos especialmente aos doutores(as): Jorge Pio, Ana Paula Santos, Paulo Costa, Afrânio Kritski, Alexandre Milagres, Jorge Luiz Rocha, Walter Costa, Margareth Dalcolmo, Fernanda Mello e Gunther Kissmann. Agradecemos também aos membros da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ, dra. Cláudia Costa, dra. Fernanda Guimarães, dr. Luis Paulo Loivos, dr. Alfredo Duarte e ao Conselheiro dr. Flávio de Sá Ribeiro. Agradecemos, ainda, aos Presidentes da SBPT, dr. José Miguel Chatkin, e do Conselho Regional de Medicina, dr. Sylvio Provenzano”, declarou a SOPTERJ.