Fechar

Busca no site:

Dia Mundial do Sono 2021: dormir bem contribui para a qualidade de vida

Em 19 de março de 2021 é Dia Mundial do Sono, quando as instituições de saúde se unem para difundir informações sobre sono saudável e qualidade de vida.

A campanha da Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society) em 2021 é “sono equilibrado, futuro saudável”. O objetivo é divulgar os benefícios da boa saúde do sono para a qualidade de vida e a prevenção de outras doenças.

No Brasil, a Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) organizam a Semana do Sono. Os eventos, aulas e encontros via redes sociais acontecem de 15 a 21 de março de 2021.

Sugestão: ouça o podcast da SBPT sobre “Sono com foco em diagnóstico simplificado”.

Existem mais de 100 distúrbios do sono, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono os mais comuns. Outros distúrbios também podem estar presentes como a apneia central do sono, o bruxismo, o sonambulismo e o movimento periódico de pernas.

Os distúrbios do sono frequentemente estão associados a doenças cardiovasculares (doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial), metabólicas (obesidade e resistência à insulina), gastrointestinais (refluxo), psiquiátricas (depressão e ansiedade), neurológicas (alterações cognitivas, epilepsia, déficit de atenção, acidente vascular encefálico), dificuldades de memória e de aprendizado, além de um maior risco de acidentes.

Dois processos servem para regular o sono: o ciclo circadiano (C) e o controle homeostático (S). O processo C refere-se ao nosso relógio interno, regulado pelo núcleo supraquiasmático no hipotálamo. Esse relógio regula e controla o ciclo de sono-vigília de 24 horas por meio da influência da luz e da melatonina. Na ausência de luz, a melatonina é produzida, promovendo o sono. Por isso, utilizar o celular ou assistir TV à noite pode ser prejudicial e retardar a indução do sono.

Já o processo S promove o sono com base na quantidade de horas que passamos acordados. Durante a vigília, nosso cérebro acumula substâncias que promovem o sono. Quando dormimos, liberamos essas substâncias e, então, nos sentimos alertas novamente. Por isso, cochilar à tarde por muito tempo pode esgotar as substâncias promotoras do sono e atrapalhar o sono da noite.

O descanso reparador acontece quando sincronizamos os horários de sono/vigília com nosso relógio interno e nossa propensão para dormir, encontrando o equilíbrio perfeito entre o processo C e o processo S.

Sintomas como ronco, cansaço durante o dia e insônia são sinais de que o indivíduo deve procurar ajuda médica. Em tempos de COVID-19, a privação do sono também tende a aumentar e agravar as alterações de humor.

O pneumologista é um dos especialistas habilitados para diagnosticar e tratar os pacientes, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Alguns hábitos que ajudam a ter um sono reparador são:

    • Praticar atividade física, mas não antes de deitar.
    • Eliminar luzes e barulhos durante a noite, sempre que possível.
    • Adotar uma rotina de horários para dormir e acordar, com 7h a 9h de repouso.
    • Se tiver o hábito de dormir de dia, o cochilo não deve ultrapassar 45 minutos.
    • Evitar ingerir álcool 4h antes de dormir e não fumar.
    • Evitar cafeína pelo menos 6h antes de dormir.
    • Evitar alimentação “pesada”, apimentada e doces por pelo menos 4h antes de dormir.

Para espalhar essa mensagem de saúde e qualidade de vida pelas redes sociais, utilize a hashtag #diamundialdosono.