A Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR) promoveu o “Foro Presidentes Iberoamericanos LATAM”, com a presença de oito Sociedades de Pneumologia, em 09/06/2023, durante seu 56º Congresso, em Granada, Espanha.
A Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, participou da sessão junto aos membros da SEPAR, Dr. Francisco García Río, Presidente; Dr. Carlos Almonacid, Vice-Presidente e Dr. Borja G. Cosío, Diretor do Comitê de Relações Internacionais; e aos Presidentes da Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), Dr. Francisco Arancibia Hernández; Asociación Argentina de Medicina Respiratória (AAMR), Dr. Alfredo Rubén Morán; Sociedad Mexicana de Neumología y Cirugía Torácica (SMNyCT), Dr. Jesús Javier Vázquez Cortés e Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Dr. Antonio Morais, além de representantes da Sociedad Chilena de Enfermedades Respiratorias (SER), Dr. Francisco Suárez, e da Asociación Colombiana de Neumología y Cirugía de Tórax (ASONEUMOCITO), Dra. Lucía Viola.
Os principais assuntos tratados foram os acordos de colaboração entre sociedades para desenvolver ações conjuntas, com os objetivos de diagnosticar precocemente o câncer de pulmão e promover iniciativas de prevenção, como a cessação do tabagismo.
I Cumbre Iberoamericana de Cribado de Cáncer de Pulmón
Os Presidentes discutiram o êxito e as repercussões do I Encontro Iberoamericano de Rastreamento do Câncer de Pulmão, grupo de trabalho que se reuniu no dia 08/06, durante o curso pré-congresso da SEPAR, com a presença do coordenador da Comissão Científica de Câncer de Pulmão da SBPT, Dr. Gustavo Faibischew Prado.
No encontro, os especialistas elaboraram a primeira versão de uma carta de cooperação para ampliar o rastreamento do câncer de pulmão, que será formalizada por meio de um artigo editorial para ser submetido às revistas científicas das respectivas sociedades.
Os Presidentes destacaram a importância de se manter o grupo e definiram a data do próximo encontro, que será durante o Congresso da ALAT em 2024.
Manifesto Iberoamericano Anti-tabaco
O Presidente da SPP, Dr. Antonio Morais, propôs unir esforços para divulgar dados que alertem sobre os riscos do consumo de tabaco e de novas formas de fumar, como e-cigs e vapes, entre os países iberoamericanos. Cada Sociedade designará um responsável para redigir o documento.
Participação internacional em Congressos SEPAR
Os palestrantes internacionais convidados para os Congressos da SEPAR passarão a integrar o programa científico conforme as áreas de estudo de cada um. A SEPAR incentivou a participação mais massiva dos Presidentes ibero-americanos e o Dr. Vásquez, da SMNyCT, sugeriu abrir sessões sobre temas complementares à saúde. A Dra. Margareth Dalcolmo, por exemplo, poderia contribuir com sua experiência de transmissão de informações e repercussões midiáticas no Brasil.
Mentoria
A SEPAR manifestou interesse de identificar especialistas latinoamericanos para formar um grupo de mentoria. A ALAT e a SER informaram que há programas similares na Venezuela e Chile.