Fechar

Busca no site:

SBPT defende a campanha da Semana Mundial da Imunização 2021

Entre 24 e 30 de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS), entidades médicas e outras instituições promovem a conscientização sobre a importância das vacinas.

Atualmente, existem vacinas para prevenir mais de 20 tipos de doenças, como difteria, tétano, coqueluche, gripe, sarampo, entre outras. De acordo com a OMS, a imunização salva até três milhões de vidas por ano.

Na campanha de 2021, com o prolongado enfrentamento da pandemia da COVID-19, é importante ressaltar que as informações confiáveis são essenciais para defender a segurança das vacinas e lutar pelo aumento da cobertura vacinal.

No caso da COVID-19, foi comprovado que a imunização reduz a transmissão, as hospitalizações, as formas graves e os óbitos pela doença.

Por isso, o Comitê Extraordinário de Enfrentamento da COVID-19 (CEM), do qual a SBPT faz parte, divulgou três notas técnicas sobre a resposta imunológica, o intervalo entre as vacinas e os eventos trombóticos registrados. Leia aqui.

É importante lembrar que pessoas com doenças pulmonares crônicas, como DPOC, fibrose cística, doenças intersticiais pulmonares fibrosantes, pneumoconioses, displasia broncopulmonar, hipertensão pulmonar e asma grave terão prioridade na vacinação e devem começar a receber as doses em breve.

Recentemente, o Plano Nacional de Imunizações incluiu também as grávidas e puérperas no grupo prioritário. Por enquanto, o Brasil vacinou 5,9% da população e se encontra na fase de imunização de profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.