A SBPT passa a divulgar as reuniões da Diretoria a partir de janeiro de 2019, com o propósito de ampliar a transparência para o associado.
A Diretoria de Comunicação da SBPT, a cargo da dra. Tatiana Galvão e da jornalista Ana Helena Fabbro, é responsável por providenciar as resenhas das atas após a aprovação final e registro em cartório.
Segue a resenha da reunião realizada em 26 de janeiro de 2019, na sede da SBPT, em Brasília.
1. Gestão de 4 anos
O presidente da gestão atual, dr. José Miguel Chatkin, e a presidente eleita para a próxima gestão, dra. Irma de Godoy, comunicaram que vão trabalhar sob um formato de muita integração, criando uma perspectiva de trabalho de 4 anos (2019-2020 e 2021-2022) para poder planejar e executar projetos maiores, de longo prazo. Evidentemente, a próxima Diretoria manterá sua autonomia de continuar ou não as iniciativas tratadas neste biênio.
2. Revisão do Estatuto e Criação de Regimento Interno
Foi formada uma Comissão de ex-presidentes para atualização do Estatuto da SBPT e a criação de um Regimento Interno que possa dar mais maleabilidade às decisões administrativas. Assim, sob a coordenação do dr. Chatkin, a Comissão será formada pela presidente eleita, dra. Irma de Godoy, pelo presidente da gestão anterior, dr. Fernando Lundgren e pela dra. Jussara Fiterman, presidente da SBPT no biênio 2008 a 2010.
O dr. Benedito Francisco Cabral Júnior participará da Comissão como convidado especial, face à necessidade de ter um membro residente em Brasília para facilitar a tramitação.
A assessoria jurídica será feita pelo advogado Ricardo de Abeci e o trabalho de secretaria pelo Gerente Administrativo da SBPT, Felipe Vidal.
O cronograma de trabalho será oportunamente informado aos associados e Conselho Deliberativo. O formato final será votado em Assembleia Geral, que acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Pneumologia de outubro de 2020, em Campinas (SP).
3. Aproximação das entidades nacionais e internacionais de Pneumologia
Visando congregar as principais organizações de interesse em Pneumologia, além das já tradicionais parceiras, como ERS, ATS, ACCP e ALAT, a SBPT propõe-se a cultivar mais objetivamente a aproximação de outras entidades, como GARD, GOLD, GINA, ProAr e outras, com o intuito de buscar novos sócios, pesquisadores e líderes de opinião que estão mais afastados da nossa Sociedade. Deseja-se evoluir para contatos além do intercâmbio de palestrantes que já vem sendo alcançado pelas últimas gestões da SBPT.
4. Novas Comissões
Foi proposto o estudo para a criação de, no mínimo, duas comissões entre esta e a próxima gestão:
– SBPT Jovem (nome provisório), que deverá prospectar novos talentos para as futuras Comissões Científicas.
– Comissão Multiprofissional (nome provisório), com o objetivo de promover iniciativas e eventos multiprofissionais entre as áreas da Saúde Respiratória.
Para tanto, a Diretoria de Ensino, coordenada pelo dr. Alberto Cukier, foi encarregada de prospectar novas lideranças em Pneumologia para integrarem progressivamente as Comissões e Departamentos e buscar enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outras profissões para troca de conhecimentos e experiências.
5. XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia
A Diretoria Científica, coordenada pelo dr. José Antonio Baddini, informou que a grade de palestrantes para o evento em João Pessoa já está definida. Os professores receberão os respectivos convites ao longo da primeira quinzena de fevereiro.
6. Reuniões com órgãos de saúde
O Presidente e os Diretores apresentaram os principais encaminhamentos resultantes de reuniões estratégicas envolvendo Ministério da Saúde, AMB, CNRM, ANS, CFM. As notícias sobre a atuação da SBPT junto aos órgãos de saúde podem ser acompanhadas periodicamente no site e no SBPT Notícias.
7. Comissão de Câncer de Pulmão
O dr. Gustavo Prado, coordenador da comissão de câncer de pulmão foi convidado a participar da RD por ser esta uma área prioritária para esta gestão. Foi aprovada a parceria com a Lung Cancer Association (IASLC) após o detalhamento da proposta. Foi solicitada à Comissão a criação de um curso de Oncologia Torácica para os sócios, com o propósito de ampliar o espaço do pneumologista. O dr. Prado vai informar o progresso dessas ideias regularmente.
8. Aprovação de textos oficiais e outros documentos
Foram aprovados:
– Regimento da Comissão de Ética e
– Atualização dos valores de anuidade de acordo com o índice de inflação, ficando estabelecida em R$ 400,00. O orçamento de assessoria para aplicação das provas de títulos e dos cursos da SBPT de 2019 proposto pela FUNDEP também foi aprovado.
9. Programa Atualizar
Ficou definido que o Programa de Pontos da SBPT será coordenado sempre pelo presidente-eleito, com o aval de todos. A dra. Irma de Godoy assume, então, a partir de 2019.
10. Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP)
O editor do JBP, dr. Bruno Baldi, explicou como vai funcionar o modelo de publicação contínua do Jornal, anunciou o fim do modelo impresso e se comprometeu a trabalhar para reduzir o tempo de publicação após a submissão do artigo.
11. Missão, Visão e Valores da SBPT
Os textos institucionais da SBPT foram oficializados. Conheça:
Missão: congregar e representar, em todas as instâncias pertinentes, os pneumologistas e outros profissionais atuantes em Saúde Respiratória no país, promovendo qualificação profissional continuada e de excelência em toda a extensão da Pneumologia, em prol da qualidade de atendimento dos pacientes. Estimular parcerias, pesquisa científica e a divulgação de conhecimentos em Pneumologia.
Visão: Ser uma sociedade médica reconhecida pela excelência nas práticas educacionais em Pneumologia, promovendo atualização que reverta em qualidade e segurança na assistência aos pacientes. Ser reconhecida por boas práticas de gestão administrativa e ser referência em associativismo médico.
Valores: Ética, respeito à vida e perspectiva humanística em todas as ações, com valorização da dignidade profissional dos associados, no interesse do paciente e da comunidade.