De 21 a 23 de setembro, a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) realizou o XVI Congresso Mineiro de Pneumologia e Cirurgia Torácica e o V Congresso Mineiro de Pneumologia Pediátrica, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais.
Com programação científica diversificada e palestrantes renomados de várias especialidades e regiões do país, o congresso reuniu cerca de 400 participantes e proporcionou a troca de conhecimentos e interações entre colegas e especialistas, com debates em roda-viva e mini conferências de atualizações.
Os temas variaram da necessária prevenção à terapêutica e reabilitação, contemplados em blocos sobre: asma, DPOC, doenças do sono e neuromusculares, oncologia e doenças infecciosas, intersticiais e pleurais.
A diretora de Assuntos Científicos da SBPT, Dra. Valéria Maria Augusto, participou da mesa de abertura do Congresso, ao lado da presidente da SMPCT, Dra. Raquel Felizardo, da representante da Sociedade Mineira de Pneumologia Pediátrica, Dra. Laura Lasmar e representante da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).
Na ocasião, a pneumologista destacou os esforços da SBPT na incorporação do tratamento da Fibrose cística pelo SUS e na disponibilização do tratamento inalatório para asma na farmácia popular.
A médica ainda contribuiu com uma miniconferência sobre transplante pulmonar e uma palestra sobre oxigenoterapia em viagens aéreas. “Este tipo de evento é essencial para a comunidade médica, pois oferece uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos e experiências, além de manter os profissionais atualizados sobre os avanços mais recentes na área de pneumologia e cirurgia torácica”, destacou a diretora da SBPT.
O diretor de ensino da SBPT, Dr. Clystenes Soares Silva, proferiu palestra sobre o olhar integral do paciente, da prevenção ao tratamento. “O congresso foi um grande sucesso. Todas as sessões contaram com aulas maravilhosas e participação ativa do público. Este é mais um exemplo de sucesso da sociedade mineira, e este grande congresso merece aplausos e reconhecimento por parte da sociedade brasileira de pneumologia”, elogiou.
O presidente eleito da SBPT (biênio 2025-2026), Dr. Ricardo Amorim Corrêa, também contribuiu com palestra sobre pneumonia adquirida na comunidade – como e quando investigar os agentes etiológicos – e aulas sobre o tratamento da Hipertensão Pulmonar Arterial (HAP) baseado na estratificação de risco.
“Abordei o estado da arte do conhecimento da hipertensão pulmonar, incluindo as mais recentes propostas de classificação e as novas diretrizes publicadas na Europa, no ano passado. E, também, a importância da avaliação do paciente para classificá-lo em termos de risco e complicações e determinar o tipo de tratamento e a combinação de terapias mais adequadas”, compartilhou.
Segundo Ricardo Amorim, o congresso ainda proporcionou a discussão sobre as novas técnicas de tratamento com os imunobiológicos, que têm ganhado muito espaço na Asma e na DPOC, e as novas técnicas de diagnóstico e de tratamento do câncer do pulmão, “que tem trazido alento aos pacientes porque dentre as formas de câncer, ainda é o de maior letalidade.”, enfatizou.
Além da grande adesão ao evento e apresentações de alto nível, a participação de muitos residentes, inclusive, acadêmicos, chamou a atenção do pneumologista. “São futuros médicos, pneumologistas e, se Deus quiser, novos sócios da SBPT no futuro”, arrematou.
A presença da SBPT neste evento destaca o compromisso da entidade em promover a excelência na área de pneumologia e cirurgia torácica, fortalecendo a colaboração entre profissionais e incentivando a busca contínua por inovações e avanços científicos.