Fechar

Busca no site:

SBPT participa do II Fórum sobre Tabagismo e Cigarro Eletrônico

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou, na terça-feira (27/02), o II Fórum sobre Tabagismo e Cigarro Eletrônico, na sede da instituição, em Brasília, com objetivo de fomentar o debate sobre os impactos do uso do cigarro eletrônico na saúde pública.

O  evento congregou uma série de palestras e discussões que abordaram desde a trajetória histórica do tabaco e do cigarro eletrônico, ministrada pelo médico e ativista, Dr. Alexandre de Milagres, até a Lesão Pulmonar Induzida pelo Cigarro Eletrônico (Evali), apresentada pela Diretora Financeira da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Maria Enedina Scuarcialupi.

Dentre os demais temas abordados, destacaram-se também os variados malefícios à saúde associados ao uso do cigarro eletrônico, bem como as estratégias para combater a crescente utilização desses dispositivos, especialmente entre jovens e crianças.

O evento contou com a presença maciça de representantes governamentais de diferentes esferas, enfatizando a importância de uma abordagem interdisciplinar e integrada para enfrentar essa questão premente.

“A potência desse fórum, em contexto geral, residiu justamente na capacidade de reunir representantes dos diversos setores governamentais para debater este assunto, que é bastante sério: a possível liberação do comércio desses dispositivos. Então, foi muito importante contarmos com a participação da Anvisa, do Ministério Público, enfim, do Judiciário, que permitiu uma abordagem do tema de forma bastante completa”, destacou Enedina Scuarcialupi.

O evento também reiterou o compromisso do Brasil como signatário da Convenção Quadro de Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatizando a importância de políticas públicas robustas e independentes, imunes aos interesses comerciais da indústria do tabaco.

Em um momento em que os cigarros eletrônicos têm sido objeto de intenso debate público e político, este fórum desempenhou papel crucial ao reunir especialistas e autoridades para promover uma discussão informada e abrangente sobre esse tema tão importante para a saúde e bem-estar da população.