SBPT participa de seminário para discutir a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19
Na terça-feira (12/03), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Margareth Dalcolmo, participou de seminário promovido pelo Ministério da Saúde para discutir a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19.
Com o lema “Todos têm direito à memória. Lembrar para aprender”, o evento reuniu representantes de diversas instituições, sociedade civil e políticos para debater as lições da pandemia e combater a desinformação.
O Memorial, que funcionará no Centro Cultural do Ministério da Saúde, na Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, pretende ser um museu vivo e em constante evolução, oferecendo acolhimento às pessoas afetadas pela pandemia e servindo como um espaço de reflexão sobre a importância da ciência, do conhecimento e da igualdade social.
O objetivo é que o Memorial guarde lições para evitar futuras crises, com destaque à importância do SUS – enquanto serviço de garantia do direito à saúde, permitindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população – bem como à necessidade de avanços tecnológicos e industriais, sistemas de informação mais robustos e uma sociedade unida contra desafios comuns.