Nesta quinta-feira (28/08), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participou da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), realizada em Boa Vista, Roraima. O encontro reuniu secretários estaduais de educação dos 26 estados e do Distrito Federal, autoridades e gestores públicos para discutir políticas educacionais e temas emergentes que impactam crianças e adolescentes.
Na ocasião, a secretária-geral da SBPT, Dra. Flávia Fonseca destacou a preocupação com o uso crescente de cigarros eletrônicos entre crianças e adolescentes. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE, cerca de 1 em cada 5 já experimentou esses dispositivos, o que configura um número alarmante, especialmente considerando que essas substâncias são proibidas de serem comercializadas no Brasil.
“A exposição à nicotina pode causar problemas de concentração, transtornos psiquiátricos e comprometimentos cognitivos, além de potenciais riscos cardiovasculares e pulmonares”, afirmou Flávia Fonseca.
Diante desse cenário, a secretária-geral da SBPT ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a saúde e a educação para proteger os jovens. “Acreditamos que a prevenção deve começar nas escolas, com campanhas de conscientização e ações coordenadas junto às redes de ensino”, enfatizou.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para enfrentar o avanço da indústria do tabaco, que utiliza sabores atrativos como algodão doce e tutti frutti para conquistar novos consumidores jovens.
Dentre as iniciativas, destacam-se planos de conscientização direcionados aos alunos do ensino médio. A secretária de Educação do Distrito Federal e o secretário de Educação do Mato Grosso demonstraram interesse em implementar projetos-piloto em seus estados, com o objetivo de estabelecer uma estratégia colaborativa com as escolas.
“Flávia nos trouxe informações muito importantes sobre o uso de vape entre adolescentes, algo que tem crescido absurdamente em todo o Brasil. Diante da gravidade do tema, coloco o Distrito Federal à disposição da SBPT para a realização de um piloto para trabalhar a temática em nossa rede de ensino, com a perspectiva de que essa iniciativa possa ser expandida para outros estados”, destacou a secretária de educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.
Também foi proposta uma campanha nacional, aproveitando a capilaridade do Conselho, para conscientizar sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos.
“A reunião foi extremamente produtiva e a SBPT foi muito bem recebida pelo presidente do CONSED, o secretário de educação Zezinho, e todos os demais secretários presentes. Estamos entusiasmados com os desdobramentos e ansiosos para trabalharmos juntos, com o objetivo de proteger nossas crianças e adolescentes dos perigos dos cigarros eletrônicos.”, concluiu Flávia Fonseca.
A participação da SBPT reforça seu compromisso com a promoção da saúde e a prevenção do tabagismo, ao explorar novas oportunidades de colaboração com gestores educacionais. Essa iniciativa visa assegurar a saúde dos alunos e criar ambientes escolares mais saudáveis e seguros.