Fechar

Busca no site:

SBPT participa do XIX Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

De 18 a 21 de outubro de 2023, representantes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participaram do XIX Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, o Pneumo in Rio.

Organizado pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ), o evento contou com ampla grade científica, que abordou os mais diversos temas da especialidade, como asma, DPOC, tuberculose, pneumonia, tabagismo, câncer de pulmão, doenças intersticiais pulmonares, distúrbios do sono, hipertensão arterial pulmonar, entre outros.

A ideia, segundo o presidente da SOPTERJ, Carlos Leonardo Pessôa, era justamente promover um espaço aconchegante para a troca de experiências e a atualização de todos, com debates envolvendo palestrantes renomados da pneumologia carioca.

A presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, o diretor de ensino, Clystenes Odyr Silva, o coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa e vários sócios da SBPT de outros estados participaram de atividades científicas do Congresso.

Na cerimônia de abertura do evento, Margareth Dalcolmo, destacou a importância do congresso da SOPTERJ, e enfatizou a tradição do Rio de Janeiro na medicina. “Tenho todos os vieses e conflitos de interesse declarados, eles não são de natureza financeira, mas são emocionais. E embora não tenha nascido no Rio de Janeiro, essa cidade me acolheu quando eu ainda era uma criança, e foi aqui que formei minha consciência. Por isso, fico muito contente em participar deste evento”, declarou.

A pneumologista agradeceu à SOPTERJ pela confiança e indicação que a levou à presidência da SBPT e parabenizou a atual gestão da sociedade fluminense pela organização exemplar do Congresso. “Parabenizo a gestão e a atual presidência da SOPTERJ nas figuras da Mônica e de toda a equipe que organizou esse Congresso, com uma grade científica impecável, onde darei uma modesta contribuição. Trago de presente a história da SBPT, onde o Rio de Janeiro tem grande participação. A cirurgia torácica no Brasil nasceu no Rio de Janeiro e muitos de fora por aqui passaram para aprender”, contou enquanto apresentava o livro “Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia: 85 anos dedicados à saúde respiratória”, lançado pela SBPT em agosto deste ano.

No final da cerimônia, a presidente da SBPT foi homenageada pelos organizadores do evento. A médica agradeceu a honraria e pontuou que o futuro da pneumologia está nas mãos das gerações mais jovens, muitos ali presentes, e os incentivou a conhecer a história da SBPT, afinal “para planejar o futuro é preciso olhar o passado. É crucial registrar a história, na qual o Rio de Janeiro desempenhou um papel de destaque na pneumologia brasileira”, aconselhou.

O coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa, realizou duas apresentações ao longo do evento. Na sessão pré-congresso, ministrou a palestra “Cigarros Eletrônicos – Para que servem?” e no dia seguinte apresentou “Cigarro eletrônico: Conhecendo o inimigo e sua anatomia” como parte da mesa redonda Tabagismo – Desafios atuais e futuros. Também contribuiu com pôster sobre conhecimento, crenças e o uso do cigarro entre jovens.

Para finalizar a participação da SBPT com chave de ouro, no sábado (21/10) Margareth Dalcolmo participou de roda de conversa descontraída no espaço Guru Bar com a professora da UFRJ, Fernanda Mello, na qual conversaram com os participantes sobre os desafios no controle da tuberculose, o histórico do tratamento e os novos estudos que resultaram na redução do tempo de tratamento da TB.