Fechar

Busca no site:

SBPT participa do II Congresso Catarinense de Pneumologia e Simpósio Catarinense de Oncologia Torácica

De 26 a 28 de outubro de 2023, o diretor de ensino da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Clystenes Odyr Soares Silva, a editora-chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia, Dra. Márcia Pizzichini, a diretora de Assuntos Científicos da SBPT, Dra. Valéria Maria Augusto e o presidente eleito da SBPT, para o biênio de 2025-2026, Dr. Ricardo Amorim, participaram do II Congresso Catarinense de Pneumologia e Simpósio Catarinense de Oncologia Torácica, promovido pela Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia (ACAPTI).

O evento é um marco para a Associação, que volta a produzir o Congresso Catarinense de Pneumologia 44 anos após a I edição.

Realizado no prestigioso Hotel Majestic Florianópolis, o encontro reuniu mais de 350 especialistas da área de pneumologia, cirurgiões de tórax, pneumologistas pediátricos, clínicos e fisioterapeutas respiratórios de todo o estado. Convidados nacionais e internacionais movimentaram a programação científica do congresso, proporcionando uma intensa troca de conhecimento e experiências.

“Até me surpreende que esteja sendo o segundo congresso, depois de mais de 40 anos, diante da representatividade que Santa Catarina tem tido na biologia brasileira. Então, vocês estão de parabéns pelo congresso, pelo programa, pela realização, e é uma alegria estar aqui. Queremos muito contato com os expoentes que estão aqui. Uma outra coisa importante de se falar é que o Congresso 2024, que será aqui em Santa Catarina, já está sendo preparado com carinho. Já estamos todos trabalhando no assunto com toda a sociedade e todo o pessoal da organização. Então, nós vamos ter o prazer de voltar com a Florianópolis daqui um ano”, destacou a Dra. Valéria Maria Augusto, durante a cerimônia de abertura.

Na ocasião, a ACAPTI homenageou o pneumologista Dr. Cid Gomes, que faleceu em maio deste ano. Gomes foi um dos sócios fundadores da Associação, em 1975. Pesquisador importante na área de tuberculose e HIV, o pneumologista era associado à SBPT desde 1980 e foi vice-presidente da Sociedade entre 1986 e 1988.

O presidente eleito da SBPT, para o biênio de 2025-2026, Dr. Ricardo Amorim, relembrou a grande contribuição de Gomes para a saúde de todo o país e, em seguida, realizou apresentação sobre a Inteligência Artificial (IA) na área de saúde com o tema: Pneumologia do futuro e era digital.

Na Conferência sobre Infecções, o Dr. Clystenes Odyr palestrou sobre a avaliação da gravidade da pneumonia adquirida na comunidade, em mesa presidida pela Dra. Adriana de Siqueira Carvalho Knabben, junto com a Dra. Rosemeri Maurici da Silva que falou sobre a atualização em vacinas pneumocócicas. “As vacinas pneumocócicas são de fundamental importância, principalmente nos pacientes com pneumopatias crônicas. Evitar quadros mais graves de doença pneumocócica reflete em melhor qualidade de vida e melhor capacidade funcional nestes pacientes”, explicou a médica.

A conferência também explorou temas como a atualização no tratamento da tuberculose pulmonar, por meio da palestra da Dra. Valéria Maria Augusto, e a realidade das micobactérias não tuberculosas no Brasil e em Santa Catarina, por meio da apresentação realizada pelo Dr. Camilo Fernandes.

Já no Simpósio sobre Asma, a Dra. Marcia Pizzichini palestrou, em mesa presidida pelo Dr. Fabiano Luis Schwingel, sobre a importância do controle na asma. Na ocasião, a Dra. Marina Lima falou sobre o diagnóstico de asma grave.

The Lung Boys – a banda, formada por médicos pneumologistas associados da SBPT fechou o congresso com chave de ouro, mostrando que além de excelentes especialistas também são ótimos músicos! Nos vocais, o presidente da ACAPTI, Dr. Roger Pirath Rodrigues. Na bateria, o Dr. Ricardo Malinverni. No baixo, o Dr. Thiago Leandro Marcos. Nas guitarras, Dr. Tiago Bottega e Dr. Gilmar Cavalieri Junior.

ACAPTI

A ACAPTI tem experimentado um notável crescimento e transformação nas últimas décadas, tornando-se um polo de referência na pesquisa e prática da pneumologia no Brasil. Com mais de 30 reuniões científicas realizadas nos últimos 10 anos, vêm fortalecendo sua posição como uma sociedade de destaque no cenário da pneumologia nacional.

Para o presidente da ACAPTI, Roger Pirath Rodrigues, o congresso consolida o crescimento desta especialidade médica em Santa Catarina e fortalece a posição da ACAPTI no cenário da pneumologia nacional. Cabe destacar que o estado será a sede do próximo Congresso Brasileiro de Pneumologia em 2024.

Fotos por: Mari Cometti