Nesta terça-feira (12/08), o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Ricardo de Amorim Corrêa, esteve em Brasília para participar de reunião no Conselho Federal de Medicina (CFM), a convite do presidente da autarquia, Dr. Hiran Gallo.
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o CFM e as sociedades médicas, ampliando o espaço de contribuição da SBPT em pautas estratégicas para a profissão e para a saúde pública. “Estreitar os laços com as entidades máximas da medicina, reconhecendo a relevância do CFM como órgão normatizador da profissão, é fundamental para a atuação da SBPT”, afirmou Ricardo de Amorim Corrêa.
Também participaram da reunião o gerente executivo da Sociedade, Erick Serra e o Dr. Alcindo Cerci Neto, pneumologista e Conselheiro Federal Titular pelo estado do Paraná, integrante da Câmara Técnica de Pneumologia do CFM.
Durante o encontro, Hiran Gallo destacou a importância da participação ativa da SBPT e convidou seus representantes a contribuir com opiniões e sugestões sobre resoluções e demais temas de interesse da medicina. Na ocasião, foi apresentada a atuação da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) do CFM, que acompanha atualmente 527 projetos de lei relevantes para a categoria.
Nesse cenário, o presidente da SBPT destacou que já iniciou discussões sobre projetos de lei em tramitação e seguirá monitorando seu andamento, reafirmando o compromisso de colaborar de forma contínua com o Conselho.
Essa parceria institucional tende a ampliar o alinhamento e fortalecer a troca de informações sobre propostas legislativas com potencial impacto na pneumologia e na saúde pública brasileira.
Entre as pautas comuns destacadas, está a atuação contra a regulamentação do cigarro eletrônico. “Acordamos ações conjuntas, incluindo a produção de um vídeo, com participação do presidente do CFM, que será divulgado nas redes sociais de forma colaborativa para reforçar nossa posição de combate à regulamentação desses dispositivos”, acrescentou Ricardo de Amorim Corrêa.
Por fim, o presidente do CFM reiterou sua disponibilidade para dialogar sobre quaisquer demandas, buscando consensos e ações conjuntas. Como resultado dessa aproximação, foi reaberta a vaga de representação da SBPT no CFM, anteriormente revogada, para a qual a Sociedade indicará um novo representante.