Nesta segunda-feira (20/01), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) anunciou as vencedoras da seleção de bolsas para o ATS Boot Camp 2025. Este ano, 16 candidatos concorreram à oportunidade.
Bárbara Vanessa Pacheco de Souza, aluna do curso de Especialização em Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Julia Landeira Zylberberg, residente de pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram as candidatas contempladas com a bolsa da SBPT para o ATS Resident Boot Camp 2025.
Nos dias 16 e 17 de maio, as especialistas em formação terão a oportunidade de participar do curso prático de alta qualidade promovido pela American Thoracic Society (ATS), em São Francisco, na Califórnia, bem como auxiliar a SBPT em iniciativas similares no Brasil até maio de 2027.
Para garantir uma experiência completa, a SBPT custeará passagens aéreas em classe econômica e hospedagem por sete dias, permitindo uma imersão enriquecedora no ambiente internacional de aprendizado.
O processo seletivo avaliou critérios como envio de artigos científicos ao Congresso, proficiência em inglês e participação ativa nos eventos da SBPT.
Em 2024, Bárbara e Júlia participaram de atividades como o CNAP, CNPED, SBPT Acolhe e o Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. Durante o congresso, além de comparecerem ao almoço com residentes, ambas tiveram artigos publicados nos anais do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP).
“Agradeço à SBPT por confiar em mim para representá-la neste importante evento e espero honrá-la pela escolha. Estou entusiasmada com a possibilidade de aprender com especialistas da área, trocar experiências com colegas e aprimorar meus conhecimentos em pneumologia. Tenho certeza de que aproveitarei cada segundo de aprendizagem e que essa experiência será fundamental para meu desenvolvimento como médica e para contribuir de forma mais efetiva com a comunidade médica. Desde já, coloco-me à disposição para auxiliar a SBPT em qualquer projeto que impulsione nossa especialidade”, compartilhou Bárbara Pacheco de Souza.
Feliz, Júlia também expressou sua gratidão pela oportunidade: “Estou muito animada para esse curso, para poder trocar com os outros residentes dos mais diversos lugares, poder aprender com profissionais incríveis e ver bem de pertinho o que está sendo feito lá fora. Eu queria agradecer à SBPT por essa oportunidade, que vai acrescentar muito na minha carreira como futura pneumologista”.
Parabéns, meninas! Estamos confiantes de que a participação no ATS Boot Camp 2025 contribuirá significativamente para o crescimento profissional de vocês e, consequentemente, para o avanço da pneumologia em nosso país!
A SBPT agradece o interesse dos demais candidatos à bolsa e incentiva a participação e engajamento de todos nos eventos da sociedade programados para 2025.