Diante dos desafios enfrentados por estados e municípios neste período de queimadas, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulga nota técnica sobre os efeitos da exposição à fumaça, com orientações básicas para minimizar o impacto na saúde da população.
O documento elaborado pela Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica e chancelado pela Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT, oferece estratégias para reduzir a exposição à fumaça, como permanecer em ambientes internos, manter portas e janelas fechadas, utilizar purificadores de ar, evitar a realização de exercícios físicos moderados e intensos em ambientes externos e, quando necessário, usar máscaras do tipo N95 ou PFF2 para proteção contra partículas finas em saídas ao ar livre.
A fumaça resultante das queimadas contém uma mistura de poluentes, como material particulado fino, que pode agravar condições respiratórias e cardiovasculares, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Por isso, é recomendado seguir as orientações presentes na nota técnica, que pode ser acessada aqui.
Adicionalmente, sugerimos assistir ao vídeo do Dr. Ubiratan de Paula Santos, disponível em nosso perfil do Instagram, que traz informações detalhadas sobre como se proteger durante esses períodos críticos.