Fechar

Busca no site:

Comissão Científica de Tabagismo da SBPT cumpre agenda de advocacy pelo controle do tabaco

Em abril e maio de 2023, a SBPT atuou junto à Câmara dos Deputados, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Secretaria da Presidência da República para discutir políticas de controle do tabaco no Brasil.

No dia 03/05, o Secretário-Geral da SBPT, Dr. Ricardo Martins, e o coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade, Dr. Paulo Corrêa, participaram do Encontro “Por Um Brasil Mais Saudável”, promovido pela Aliança de Controle do Tabagismo – ACT Promoção da Saúde, com o objetivo de avançar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

O debate foi seguido de um café da manhã coordenado pelo Deputado Federal, Paulo Foletto, com a presença de Nésio Fernandes de Medeiros Junior, do Ministério da Saúde, José Gomes Temporão, Ex-ministro da Saúde, além de Paula Johns e Elisa Prieto, representando a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS).

“Na ocasião, pudemos reivindicar que a reforma tributária considere aumentar a tributação de alimentos, bebidas e produtos não saudáveis, como açucarados, ultraprocessados, produtos do álcool e do tabaco. O imposto seletivo para produtos que fazem mal à saúde e a desoneração de produtos saudáveis, como os alimentos orgânicos, é essencial para inverter a atual e deturpada lógica do sistema”, informou o Dr. Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT.

Dr. Paulo Corrêa foi um dos representantes da SBPT na reunião organizada pela ACT Promoção da Saúde

Junto à Anvisa, o Dr. Paulo Corrêa manifestou a necessidade de finalizar o processo regulatório e proibir de vez os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) e cigarros de tabaco aquecido no Brasil. A SBPT também demandou que haja mais fiscalização e prioridade para proibir de forma definitiva o uso de DEFs e o cigarro de tabaco aquecido.

Além da SBPT, estiveram presentes na reunião com a Anvisa representantes da ACT Promoção da Saúde; da Campaign for Tobacco Free Kids; da The Union; da OPAS/OMS; do Programa de Pesquisa da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health; da Vital Strategies; da Universidade de Illinois, em Chicago, e da Bloomberg Philanthropies.

“Por enquanto, a Anvisa aprovou o relatório técnico elaborado pela Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos (GGTAB). Porém, ainda haverá nova consulta pública em junho para permitir a manifestação de agentes internacionais. Por isso, as campanhas contra cigarros eletrônicos e de tabaco aquecido precisam continuar”, enfatizou o especialista.

Dra. Adriana Carvalho, Diretora Jurídica da ACT Promoção da Saúde, Dr. Paulo Corrêa, da SBPT, Dr. Flávio Schuch, assessor da Secretaria da Presidência da República, Luiz André Gomes
Assessor de Advocacy da ACT Promoção da Saúde, Tainá Costa, da Vital Strategies, e Marilia Albiero,
Coordenadora do Projeto Alimentação Saudável da ACT Promoção da Saúde.

Em 04/05, o Dr. Paulo Corrêa participou, ainda, de uma reunião com a Assessoria da Secretaria Geral da Presidência da República, junto à ACT e à Vital Strategies, para colocar a necessidade do reestabelecimento da Comissão Nacional Para Implementação da Convenção-Quadro no Brasil (Conicq).

A SBPT se colocou à disposição para que o controle do tabagismo seja pauta central do governo, especialmente porque a pré-COP – Conferências das Partes da CQCT/OMS – ocorrerá no Brasil. “É importante que o país volte a ter protagonismo no controle do tabaco, com advocacy e avanço das políticas públicas. Estamos vigilantes”, sinaliza o Dr. Paulo Corrêa.