Nos dias 15 e 16/04/2023, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia realizou a II Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes (SBPT Acolhe).
O evento aconteceu no Laboratório de Habilidades (LabHAB), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com 36 Residentes de Pneumologia e alunos de Cursos de Especialização de diferentes estados do país, além de 4 voluntários e 38 tutores.
As sessões hands-on incluíram ventilação não-invasiva, ventilação mecânica, intubação orotraqueal, punção pleural, broncoscopia, espirometria e dois novidades foram inclusão de US de Tórax e terapias de higiene brônquica.
“As estações práticas permitem que o residente tenha um primeiro contato com algo novo em um ambiente próprio para estas experiências, onde ele está seguro, na companhia de iguais”, pontuou a Dra. Flávia Fernandes, pneumologista da Comissão Organizadora do SBPT Acolhe.
“É uma estratégia de ensino ativo. O aluno aprende de maneira interativa, aplicando o conhecimento em um situação clínica, e isso contribui para a retenção do conhecimento”, explicou a Dra. Juliana Ferreira, pneumologista da Comissão Organizadora do SBPT Acolhe.
“O SBPT Acolhe tem o objetivo de receber os novos residentes de Pneumologia do Brasil e apresentá-los aos contextos, situações clínicas e principais procedimentos que dispomos no dia a dia da nossa especialidade e que farão parte do seu treinamento. Além disso, o Curso aproxima-os da SBPT e representa também uma oportunidade de interação entre eles e os Serviços de Pneumologia, criando vínculos e um canal de troca de experiências a partir deste momento. É muito gratificante ver transformar-se em realidade, pela segunda vez, um sonho que vinha sendo preparado pela Sociedade há vários anos. Sejam bem-vindos todos à Pneumologia e à SBPT!”, ressaltou o Dr. Ricardo Correa, Presidente Eleito da SBPT 2024/2025.
“Principalmente para as residências menores, é uma oportunidade de, logo no começo, ter acesso a todos os procedimentos mais comuns da Pneumologia e outros menos comuns. A intenção é que, um dia, todas as residências de Pneumologia do país comecem em um mesmo patamar. Hoje, fizemos com 36 residentes. Mais para frente, conseguiremos fazer com 50, 80… e, com isso, teremos uma Pneumologia melhor. Acho que é essa a função do SBPT Acolhe”, opinou o Dr. Mário Terra, pneumologista da SBPT e do InCor (HC FMUSP).
“Os participantes têm uma grande interação entre si, formando um grupo de intercâmbio a nível nacional. Certamente que, pelo sucesso alcançado nas duas edições realizadas na FMUSP, o SBPT ACOLHE terá ampliação do número de residentes em 2024 e será realizado no Rio de Janeiro e, na sequência, o evento será realizado em outras regiões do Brasil”, explicou o Dr. Clystenes Silva, Diretor de Ensino da SBPT.
A SBPT realizará a Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes anualmente.
Confira os depoimentos em vídeo dos instrutores do SBPT Acolhe:
Veja também os depoimentos dos participantes: