Fechar

Busca no site:

SBPT realiza Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes

Nos dias 23 e 24/04/2022, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia realizou a I Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes (SBPT Acolhe).

O evento reuniu 35 profissionais, entre Residentes de Pneumologia e alunos de Cursos de Especialização em Pneumologia de diferentes estados.

Os participantes foram divididos em equipes de aproximadamente cinco participantes por estação de trabalho.

A oficina ofereceu interação e confraternização entre os residentes, preceptores e a SBPT, reunindo o total de vinte tutores de atividades e 16 facilitadores dos grupos de trabalho, em oito sessões hands on e oito discussões clínico-interativas.

“Os residentes tiveram contato com procedimentos e sub especialidades diferentes dos aprendizados habituais. Então, a ideia é que eles sejam propagadores do que vivenciaram aqui”, conta uma das organizadoras do SBPT Acolhe e membro da Comissão Científica de Novas Lideranças da SBPT, Dra. Flávia Fernandes.
As sessões hands on incluíram ventilação não-invasiva, ventilação mecânica, intubação orotraqueal, punção pleural, via aérea difícil, ressucitação cardio-pulmonar, broncoscopia e espirometria.

Esta primeira edição do SBPT Acolhe aconteceu simultaneamente com os Cursos de Atualização em Pneumologia e Pneumopediatria da SBPT. A oficina foi realizada no Laboratório de Habilidades (LabHAB), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“Em um país vasto e diverso como o Brasil, as oportunidades são muito diferentes em cada região. Portanto, o aprendizado coletivo traz benefícios não só individualmente para os participantes, mas para a Pneumologia como um todo”, informa a Dra. Flávia.

A SBPT pretende realizar a Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes anualmente.