Fechar

Busca no site:

40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória reúne 1.585 congressistas em Campinas

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) apresentaram o 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória (SBPT 2022) entre 12 e 16 de outubro de 2022, no Centro de Convenções Royal Hall, em Campinas (SP).

No evento, 235 palestrantes brasileiros e 12 professores internacionais interagiram com 1.585 inscritos em mesas redondas, conferências, simpósios satélites, discussões de casos, apresentações de pôsteres e temas livres, entre outras atividades especiais.

Os certificados já estão disponíveis na Central de Certificados da SBPT. Em até 30 dias úteis, a SBPT disponibiliza também as aulas on-line para todos os inscritos.

Assista aqui ao vídeo sobre as impressões do Presidente do Congresso, Dr. Mário Terra Filho.

Download das fotos do evento aqui.

Cursos Pré Congresso

No primeiro dia, os congressistas participaram dos Cursos Intensivos. Este ano, os módulos gratuitos foram: Função Pulmonar, Terapia Intensiva, Epidemiologia e Imagem, enquanto os módulos pagos foram: Endoscopia Respiratória, Emergências Respiratórias e Ultrassonografia do Tórax.

Download da programação

Baixe o app SBPT para checar o programa pelo celular.

No dia 12/10, às 17h, os sócios acompanharam a Assembleia Geral da SBPT.

Ainda na quarta-feira (12/10), foram aplicados os Exames de Títulos de Especialistas em Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória, no Hotel Royal Palm Hall.

Em 13/10/2022 (quinta-feira), ao meio-dia, no Auditório 7, a SBPT realizou a abertura oficial do evento, com a aula internacional “Mentoria e conexões: habilidades para construção de uma carreira acadêmica”, apresentada pela Dra. Lynn Schnapp, Presidente da American Thoracic Society (ATS).

Assista à abertura na íntegra pelo YouTube

A Dra. Lynn Schnapp também falou sobre os pontos mais importantes da sua palestra e sobre as vantagens de se estabelecer parcerias entre sociedades das Américas. Assista ao vídeo.

Ainda em 13/10, selecionamos os melhores trabalhos inscritos no SBPT 2022:

Acesse todos os trabalhos nos Anais de Congressos, publicados pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia.

Os temas científicos em evidência no Congresso nos dias 13, 14 e 15/10 foram a asma; a DPOC; as doenças pulmonares intersticiais; a pleura; a função pulmonar; o câncer de pulmão; as infecções respiratórias; o tabagismo e os cigarros eletrônicos; as doenças respiratórias ocupacionais; a terapia intensiva e ventilação mecânica; a fibrose cística; a apneia obstrutiva do sono; a hipertensão pulmonar; os cuidados paliativos; a cirurgia torácica; entre muitos outros.

Assista aqui ao vídeo com o Dr. José Roberto Jardim comentando sobre uma das mesas mais prestigiadas do evento, “Covid-19: atualidades”, coordenada por ele com a participação dos palestrantes, Jorge Elias Kalil Filho (SP), Alejandro Videla (Argentina) e Margareth Dalcolmo (RJ).

O evento também promoveu debates sobre carreira e trajetória profissional, reflexões sobre ensino e residência médica, epidemiologia e pesquisa, tecnologias, a relação com os planos de saúde, a divulgação em tempos de redes sociais, etc.

Houve espaço para discutir telemedicina e inteligência artificial pós-Covid-19, na sessão “Ventilando Ideias”. Ainda, dialogamos sobre assuntos desafiadores, nas apresentações de “Conversas Cruzadas”.

Em 16/10, transmitimos as mensagens finais sobre DPOC, Circulação, Interstício, Terapia Intensiva, Infecções e Asma, com espaço para perguntas.

Confira algumas fotos do evento: